Frio, vento e agitação marítima previstos para os próximos dias

Vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h, bem como descida dos valores da […]

Vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h, bem como descida dos valores da temperatura máxima em todo território, entre 3 e 6 graus centígrados são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir da manhã de amanhã, dia 1 de Fevereiro.

Esta situação, segundo o IPMA, deve-se a «uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa, localizada às 12UTC de dia 1 de Fevereiro a norte dos Açores e em crista até à Islândia», que «originará o transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente e uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas».

O IPMA avisa mesmo que «as baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico, em especial entre a tarde de dia 1 e a manhã de 2». Ou seja, a sensação será de mais frio que o medido pelos termómetros.

Até dia 4, continuará fazer-se sentir vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com exceção de dia 3, em que se prevê um enfraquecimento temporário do vento.

No dia 3, a aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade, poderá originar precipitação fraca na generalidade do território, com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e inferior a 35% a sul do referido sistema, que, a ocorrer, será sob a forma de neve em cotas baixas.

Entretanto, também segundo o IPMA, o Algarve está sob aviso Amarelo, devido à agitação marítima, quer na costa oeste, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, quer na costa sul, com ondas de sueste com 2 a 3 metros, bem como devido ao vento, que apresentará rajadas da ordem de 70 km/h.

Este aviso, que se estende ao resto da costa portuguesa, é válido pelo menos até às 15h00 do dia 2 de Fevereiro.

Em termos de temperaturas, e até ao fim de semana, prevê-se que, no Algarve, as mais baixas sejam registadas no sábado. Nesse dia, a temperatura mínima em Monchique será de apenas 1ºC (máxima de 11ºC), enquanto em São Brás de Alportel, Alcoutim ou Aljezur será de 2ºC.

Para hoje, o IPMA prevê vento moderado a forte no Algarve até final da manhã. O céu irá apresentar-se pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, por nuvens médias e altas, na região Sul.

Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve.

Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) e por vezes com rajadas até 60 km/h, no Algarve e nas terras altas do Centro e Sul até final da manhã, rodando para norte no litoral oeste a partir da tarde.

Comentários

pub