“Cidade Educadora” de Lagoa também quer “dar cartas” no imobiliário

Lagoa assume-se, em 2018, como Cidade Educadora, mas nem por isso deixará de tentar marcar posição noutros setores, nomeadamente no […]

Lagoa assume-se, em 2018, como Cidade Educadora, mas nem por isso deixará de tentar marcar posição noutros setores, nomeadamente no económico. A Câmara Municipal lagoense vai lançar um novo evento este ano, o primeiro Salão Imobiliário do Algarve, iniciativa com a qual o presidente da autarquia Francisco Martins conta dar uma ajuda à dinamização deste setor de atividade, no concelho e na região.

«Este Salão Imobiliário, a grande novidade para este ano, será o primeiro do Algarve e dos poucos – penso que o segundo ou terceiro – que se realizam a nível nacional. Vai decorrer entre 7 e 9 de Junho», disse Francisco Martins, à margem da cerimónia de comemoração dos 245 anos de elevação de Lagoa a concelho, que teve lugar no sábado, no Centro de Congressos do Arade.

Este evento procurará «dar a conhecer a oferta imobiliária do Algarve, bem como os diversos agentes ligados ao mercado imobiliário e as atividades conexas a esta área de negócio», resume a Câmara de Lagoa, na descrição que faz do evento.

«O Salão Imobiliário do Algarve pretende tornar-se, como projeto presente e para o futuro, numa referência que acrescente valor tanto a clientes, como aos profissionais dos múltiplos serviços ligados ao mercado imobiliário», acrescentou a autarquia.

Este é apenas um dos eventos que a Câmara de Lagoa tem pensados para este ano, boa parte dos quais ligados a “Lagoa Cidade Educadora 2018”, o tema escolhido pela autarquia, para 2018.

«Nós temos vindo a escolher temas para os diferentes anos – o vinho, o mar, a nossa gente e o património -, e, este mandato, decidimos pegar em causas. E começámos por aquilo que consideramos que é mais estruturante, a base da nossa cidadania, que é a educação. Pretendemos incutir uma mudança na sociedade, em termos de mentalidade, a de que a educação não se esgota nas escolas. Toda a sociedade deve ser educadora e todos os cidadãos são recetores de educação. É esse paradigma que queremos trazer para Lagoa», resumiu o presidente da Câmara de Lagoa.

Ao longo do ano, serão promovidas iniciativas associadas a esta temática, nomeadamente nas áreas da cultura e do desporto, mas também serão dinamizados projetos diretamente relacionados com a educação.

Os projetos-âncora na área da educação são o “Brincar com as Palavras”, destinado às crianças com menos de 5 anos, o “Sopros da Nova Filarmónica de Lagoa”, um projeto de educação artística destinado a crianças, jovens e adultos do concelho, o “Amarte: Meditação para Crianças”, a ser promovido nos jardins de infância, e o “Portal B: Alertar para ajudar”, uma iniciativa ligada à prevenção da violência nas escolas.

Ainda no que diz respeito à educação pela arte, o município contará com a ajuda da lenda de Porches para passar o bichinho do teatro às crianças lagoenses.

No campo das iniciativas culturais, muito do que está previsto são eventos já consolidados, nomeadamente «a Feira do Doce Conventual, o Mercado de Cultura à Luz das Velas, que este ano será dedicado a África, a Noite Black & White em Carvoeiro, a Fatacil, o festival das estátuas vivas e o Festival de Guitarra». Mas os lagoenses poderão contar, também, com o Festival Sons do Fado, em Fevereiro e Março, com o HumorFest, com a Semana Coral de Lagoa, com o Arade Music Fest e com o Lagoa Jazz Fest, no Parque do Sítio das Fontes.

«No dia 12 de Fevereiro, vamos acolher, no Centro de Congressos do Arade, as comemorações do Ano Novo chinês, uma parceria com a Embaixada da China que permitirá trazer a Lagoa uma série de grupos vindos daquele país, entre os quais os monges de Shaolin. Será um espetáculo único», assegurou o edil lagoense.

Recorde-se que Lagoa tem fortes laços com a China, por ser lagoense o General Rocha Vieira, último governador português de Macau.

No desporto, destaque para as Olimpíadas Jovens, que entre Março e Junho, trarão a Lagoa as maiores promessas nacionais, em diferentes modalidades desportivas, nomeadamente basquetebol (3 de Março), andebol (10 de Março), badminton (17 de Março), atletismo (19 de Maio), futebol (26 de Maio) e canoagem (2 de Junho).

Além disso, «três das etapas da Volta ao Algarve passam por Lagoa e uma delas, o contrarrelógio, realiza-se totalmente no concelho».

«Lagoa é um concelho vivo, sempre em movimento, quer seja na cultura, no desporto ou na educação», considerou Francisco Martins.

Comentários

pub