Castelo de Ourique está a receber investigações arqueológicas «pela primeira vez em mil anos»

O Castelo de Ourique está a ser alvo de investigações arqueológicas «pela primeira vez em mil anos», anuncia a Câmara […]

O Castelo de Ourique está a ser alvo de investigações arqueológicas «pela primeira vez em mil anos», anuncia a Câmara Municipal daquele concelho do Baixo Alentejo. Ou seja, estes são os primeiros verdadeiros trabalhos arqueológicos feitos naquele espaço desde sempre. 

As primeiras referências históricas que existem sobre Ourique datam do século X.

Cronistas árabes referem a existência de um castelo rural, apelidam-no de Al-Riqa e terá sido construído no período islâmico emiral-califal, na Alta Idade Média.

Durante o domínio árabe no Sul da Península Ibérica, este castelo ocupava uma importante posição estratégica na tentativa de inverter o sentido da guerra contra os Cristãos.

Situado a norte da cordilheira algarvia, o Castelo de Ourique estava na primeira linha da defesa muçulmana: uma linha que se estendia desde Odemira a oeste e até Mértola a leste.

Após a conquista portuguesa de Ourique, no século XIII, o castelo manteve-se funcional, embora a sua importância estratégica tenha diminuído, pois o maior esforço de construção e manutenção das principais unidades de defesa se tenha deslocado para as cidades mais perto das fronteiras terrestres e marítimas.

Então, durante os vários períodos históricos o Castelo de Ourique parece ter tido diversas funções. De castelo senhorial no século IX, a castelo de defesa da via norte-sul no século XII-XIII, até ser um castelo estatal de proteção e domínio da chamada Vila Nova de Ourique no século XIV e, talvez, XV.

Depois de mil anos de história, houve várias alterações na sua utilidade e modificações na sua estrutura. E a verdade é que «muita história já passou pelo topo da vila de Ourique e nunca foi devidamente estudada», diz a Câmara Municipal.

Castelo de Ourique: imagem de princípios do século XX

Há vários nomes atribuídos ao Castelo, do qual já restam poucos vestígios. Já foi apelidado de Al-Riqa, Castelo da Vila Nova de Ourique, Castelo de Ourique, Parque Frederico Ulrich, ou, como é hoje conhecido, Miradouro Ramiro Sobral.

E um milénio depois é altura de recuar, investigar as suas várias utilidades e procurar por vestígios. Pela primeira vez, «o Castelo de Ourique, vai ser alvo de investigações arqueológicas, para que o conhecimento sobre a nossa história deixe de ser condicional e passe a ser uma certeza científica».

A associação ORIK, de defesa do Património de Ourique, submeteu o projeto a aprovação e a Câmara Municipal dá o seu apoio logístico e financeiro, numa «organização exemplar que junta uma associação sem fins lucrativos, mecenas privados e entidades públicas».

Comentários

pub