Assembleia Municipal de Lagos quer novo hospital e a “sua” baía entre as mais belas do mundo

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade duas propostas da CDU, uma petição pela construção do novo hospital público […]

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade duas propostas da CDU, uma petição pela construção do novo hospital público no concelho e uma moção a defender a candidatura da Baía de Lagos ao Clube das Baías Mais Belas do Mundo.

A construção de um hospital novo em Lagos já foi antes exigida pela AM de Lagos, tendo em conta que esta unidade de saúde funciona num edifício muito antigo, que desde há 20 anos deixou de ter a capacidade «de prestação de serviços a uma população que abrange os três concelhos das Terras do Infante em progressivo e significativo aumento, seja de residentes, seja principalmente turística».

Mas, «no dia de 27 de Novembro passado foi aprovado o Orçamento de Estado para 2018, sem que, mais uma vez, esteja contemplada a construção do novo Hospital de Lagos», realçou a CDU de Lagos, numa nota de imprensa.

A proposta da CDU, aprovada por todos deputados municipais, preconiza a criação de uma petição pública a pedir a construção do novo hospital e que esta seja divulgada para recolha de assinaturas «por todos os meios de comunicação social, incluindo electrónicos, junto da população em geral e, particularmente, nos órgãos das autarquias locais das Terras do Infante, estabelecimentos de ensino, de saúde e associações dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo».

O objetivo é conseguir assinaturas suficientes para que esta petição seja apreciada na Assembleia da República.

Na mesma reunião, que decorreu em Dezembro, a AM de Lagos também aprovou a proposta da CDU de candidatar a Baía de Lagos ao Clube das Baías Mais Belas do Mundo, «que foi formado em Berlim, na Alemanha, em 10 de Março de 1997, compreendendo hoje 41 baías associadas, pertencentes a 25 países». Entre elas, há algumas portuguesas, como a de Setúbal e da Horta.

«A qualidade natural da baía de Lagos, em dimensão e em beleza global, apresenta uma muito particular relevância em termos históricos, paisagísticos e ambientais, assim como é factor de desenvolvimento e progresso nos campos dos recursos naturais, do turismo e das actividades náuticas de lazer e desporto», defendem os comunistas.

A adesão a um clube internacional «vem abrir novas perspectivas na promoção mundial do município, pelo que se justifica inteiramente esta adesão».

Comentários

pub