ARS Algarve recebe 13 médicos para começarem formação

12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e um de Saúde Pública vão iniciar a sua formação, este mês, […]

Créditos: Depositphotos

12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e um de Saúde Pública vão iniciar a sua formação, este mês, nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Estes médicos foram recebidos na segunda-feira, 8 de Janeiro, na sede da instituição, numa sessão de receção de boas vindas, com a presença de Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, de Maria Gonzalez Mora, coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar do Algarve, e de Ana Cristina Guerreiro, diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve e presidente da Comissão Regional de Internato Médico do Algarve.

No decorrer da sessão, Paulo Morgado, após congratular os novos internos por terem escolhido o Algarve para realizarem o internato, «traçou uma breve perspetiva da evolução dos cuidados de saúde do Algarve nos últimos anos, destacando o papel fundamental que a especialidade de Medicina Geral e Familiar assume na prestação de cuidados de saúde e nas suas principais áreas de intervenção e de proximidade à população».

A terminar, Paulo Morgado «deixou a garantia de que terão todo o apoio e o acompanhamento necessário da parte da ARS Algarve durante o percurso formativo que agora iniciam na região, lançando o convite para que no final da sua formação optem por ficar e seguir o seu percurso profissional nas unidades regionais do Serviço Nacional de Saúde», conta a ARS.

Dos 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar colocados nos três ACeS do Algarve, seis irão realizar a sua formação no ACeS Central – um na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Loulé, um na UCSP de Olhão, um na UCSP de Quarteira, um na USF de Albufeira e dois na USF Mirante em Olhão.

Outros cinco vão fazer formação no ACeS Sotavento (dois na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Balsa, um na USF Levante, em Vila Real de Santo António, um na USF Esteva em VRSA, um UCSP Mar de Tavira) e um no ACeS Barlavento (na UCSP de Lagoa).

O médico interno de Saúde Pública ficará na Unidade de Saúde Pública do ACeS Barlavento.

Além destes 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e do médico interno de Saúde Pública, o Algarve também recebeu «no início deste mês mais 42 médicos internos de diversas especialidades hospitalares e 120 médicos internos do Ano Comum, num total de 175 médicos internos que vão realizar o internato nas unidades do SNS algarvio (ACeS e Centro Hospitalar Universitário do Algarve)», diz a ARS.

Em comparação com o ano passado (156 internos) regista-se um acréscimo do número total de médicos internos a escolherem o Algarve para realizarem o internato, «o que poderá contribuir para fixar no futuro mais profissionais médicos na região», conclui a ARS.

Comentários

pub