Alcoutim investe 184.500 euros na modernização e melhoria contínua dos serviços

A Câmara Municipal de Alcoutim está a promover investimentos «que permitiram dotar o município de parte dos recursos para o […]

A Câmara Municipal de Alcoutim está a promover investimentos «que permitiram dotar o município de parte dos recursos para o processo de integração das TIC nas atividades municipais, através da desmaterialização dos processos de atendimento ao munícipe», anunciou esta autarquia.

Este «profundo processo de reestruturação interna dos serviços do município na área da modernização administrativa», que representa um investimento total de 184.500 euros, tem em vista «melhorar e tornar mais eficiente o trabalho – interno e de ligação ao munícipe – e assim ser possível uma melhor resposta».

Iniciado o processo de Modernização Administrativa do Município, através do quadro comunitário anterior (PO Algarve 21 – QREN), no quadro atual, CRESC Algarve2020 – Portugal2020, realizaram-se investimentos no “software” e “equipamentos informáticos”, que permitem ao Município potenciar os investimentos através de novos canais que alcançam níveis mais elevados de eficiência e eficácia e mais acessibilidade aos seus munícipes.

Os investimentos realizaram-se na reengenharia de processos e desmaterialização de diversos serviços do Município, o que irá permitir «disponibilizar um serviço público descentralizado através de Serviços Online com autenticação eletrónica, criando ainda novos Postos de Atendimento e horários de atendimento mais alargados».

Outra área de investimento foi numa «nova solução de atendimento telefónico inteligente e disponível aos Munícipes, o que implica a introdução de infraestrutura de fibra para interligação de Edifícios Municipais, dotando assim o Município de capacidade para melhorar o seu nível de serviço aos Munícipes».

Assim, o primeiro investimento visou «a aplicação do trabalho de levantamento dos fluxos de processos municipais, integrando-os nas plataformas existentes, incrementados pela aquisição de 28 novos postos de trabalho, sendo que desses, 20 foram criados na infraestrutura virtual já em funcionamento, cinco outros instalados em locais onde não existe esse acesso, pelo que serão postos de trabalho convencionais e ainda três portáteis», explica a Câmara de Alcoutim.

Além disso, foi necessário «reforçar a capacidade dos sistemas de armazenamento existentes para poderem albergar os novos sistemas, bem como dotar o Município de um sistema de Backup por forma a evitar problemas com a infraestrutura de armazenamento, bem como um equipamento de alimentação Ininterrupta».

Quanto ao segundo investimento, visou a «aquisição de uma solução de atendimento telefónico inteligente e disponível 24 horas por dia nos 365 dias do ano, bem como dotar os edifícios Municipais de ligação em fibra no sentido de permitir que os serviços instalados nos Paços do Concelho, sejam disponibilizados noutros edifícios municipais».

Para o presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves, este é o início de uma nova fase, no sentido de «prestarmos um serviço mais eficiente aos munícipes, numa área que constitui um dos pilares dos serviços municipais».

O investimento elegível ascendeu ao montante de 184.500 euros, o qual foi contratualizado com o CRESC Algarve 2020, em 23 de Maio passado, tendo a operação tido um nível de execução de 99,74% do valor aprovado, ao qual respeita uma comparticipação comunitária do FEDER de 147.223,12 euros.

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