Albuhera e Raquel Peters juntam-se para concerto em Albufeira

O Grupo Albuhera e Raquel Peters  promete uma «noite memorável», com um concerto esta sexta-feira, 26 de Janeiro, às 21h30, […]

O Grupo Albuhera e Raquel Peters  promete uma «noite memorável», com um concerto esta sexta-feira, 26 de Janeiro, às 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira. 

Esta é uma parceria que «se tem vindo a repetir ao longo dos últimos anos com enorme sucesso e muitos aplausos do público».

O Grupo Albuhera privilegia a fusão de sonoridades. Busca na música tradicional portuguesa – com especial incidência no fado – a sua raiz, mas recebe influências de géneros musicais oriundos de outras culturas.

A reunião de instrumentos musicais de diferentes características como a guitarra portuguesa, viola clássica, baixo acústico, piano, teclados, acordeão, bateria, percussões, violino e vozes «confere originalidade ao ambiente musical e permite uma nova abordagem dos temas», diz a Câmara de Albufeira.

Por outro lado, as diferentes vivências musicais dos elementos do grupo, desde o jazz, à música clássica, ao pop, rock e fado «manifestam-se nas interpretações e criam a surpresa de ambientes e de contextos no revisitar de temas clássicos e na construção de inéditos».

Raquel Peters, por sua vez, tem um percurso firmado no mundo da música. Desde tenra idade revelou uma especial vocação para a música, tendo dado os primeiros passos como cantora aos 12 anos, idade com que participou e venceu concursos de fado em Albufeira, Lagos, Portimão, Vila do Bispo e Loulé.

O seu curriculum integra cerca de 10 anos de estudos musicais nas disciplinas de canto, piano e formação musical, nos Conservatórios de Música de Faro e de Albufeira, tendo chegado a gravar um álbum como integrante do Grupo Coral de Música Tradicional Portuguesa do Conservatório de Albufeira, onde interpretou como solista os temas
“Amália” e “Mãe Preta”.

O seu talento levou-a além fronteiras, tendo passado pelo Brasil, Cabo Verde, França e Espanha. Entre várias participações, o seu nome ganhou notoriedade a nível nacional em 2005, quando, com 21 anos, venceu, em Lisboa, a Grande Noite do Fado, numa iniciativa da Casa da Imprensa.

Em 2007, acompanhou como artista convidada a digressão a Portugal (que passou por Albufeira) da cantora argentina Marisa Santos, uma artista ligada ao flamenco, ao tango e ao folclore argentino.

Com 23 anos foi convidada para gravar o single “Hasta Luego” da Pedro Frias Band, participando nos concertos da banda, no DVD gravado ao vivo em Lagoa.

Os bilhetes custam 5 euros e encontram-se à venda na Câmara Municipal no CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 e as 16h00.

Podem também ser adquiridos no próprio dia do espetáculo no Auditório Municipal entre as 19h30 e as 21h15. Para mais informações e reservas pode contactar o 289 599 645.

Comentários

pub