«800 mil a um milhão de euros» em obras para dar condições à Esquadra da PSP de Portimão

Tetos a cair, janelas de madeira apodrecidas, portas e pavimentos em mau estado, camaratas sem condições, zona para atendimento do […]

Tetos a cair, janelas de madeira apodrecidas, portas e pavimentos em mau estado, camaratas sem condições, zona para atendimento do público sem dignidade, nem conforto. Estes são alguns dos problemas detetados no edifício da Divisão da PSP de Portimão, construído no final dos anos 80, sem nunca ter recebido obras de fundo desde então.

Para resolver este problema, que «põe em causa as condições de trabalho dos homens e mulheres da Polícia, mas também os cidadãos, residentes e turistas, que aos seus serviços têm de recorrer», a Câmara Municipal de Portimão e a Secretaria-Geral da Administração Interna assinaram hoje um protocolo de colaboração para a realização daquela obra.

Os custos exatos da grande intervenção dependem ainda do projeto de execução, como foi salientado pela secretária de Estado da Administração Interna Isabel Oneto, que hoje presidiu, no Salão Nobre da Câmara de Portimão, à assinatura do protocolo.

Mas a presidente Isilda Gomes disse ao Sul Informação que os custos deverão andar «entre 800 mil e um milhão de euros».

«A Câmara vai elaborar o projeto de execução da obra e só depois o valor do investimento necessário será apurado», disse a secretária de Estado, em declarações aos jornalistas. O mesmo se passa com os prazos dos trabalhos. «Já temos o projeto funcional, que identifica as necessidades do edifício», mas «o tempo da obra também será em função» do projeto de execução, disse Isabel Oneto.

«O que nos preocupa neste momento é acelerar tanto quanto possível» a intervenção, salientou a governante.E essa é a explicação para este protocolo. É que a Câmara de Portimão, além de fazer (e oferecer) o projeto de execução, a cargo dos seus técnicos, será ainda responsável pela obra. «A Câmara irá pagar a obra e depois será ressarcida desses montantes pelo Ministério da Administração Interna», explicou Isilda Gomes.

E porquê? «Esta parceria tem em vista ganhar tempo. Já se sabe que os procedimentos lançados pela autarquia são muito mais rápidos que os lançados pela administração central», acrescentou a autarca.

«Nós vamos fazer o projeto já e tentaremos o mais possível acelerar o lançamento do concurso», disse ainda a presidente da Câmara. Ao Sul Informação, Isilda Gomes acrescentou que espera que o concurso possa ser lançado «até ao final deste ano».

O superintendente-chefe Luís Farinha, diretor nacional da PSP, que também esteve em Portimão para assinar o protocolo, agradeceu o «empenho da Câmara», ao permitir esta «forma mais facilitada e mais rápida» para o avanço das obras.

O diretor nacional da PSP afirmou que este é mais um passo para que «o Algarve possa continuar a ser um destino acolhedor e de segurança». A mesma tecla foi reforçada pela presidente da Câmara, que disse que «a segurança é um bem maior do Algarve» e que «uma região turística tem que ter não só a perceção da segurança, como também uma segurança efetiva».

Isabel Oneto, secretária de Estado da Administração Interna

No final, em declarações ao jornalistas, a secretária de Estado Isabel Oneto falou de outras intervenções que estão em curso ou prestes a avançar, em esquadras da PSP e quartéis da GNR em todo o Algarve.

Referiu-se ao caso da Esquadra da PSP em Vila Real de Santo António, «que vai ficar nas instalações da GNR naquela cidade», quando a GNR se mudar para o seu «quartel novo», em Monte Gordo, a construir.

Falou ainda do investimento que vai ser feito nas instalações da GNR em Lagos, em Almancil, Olhos d’Água (Albufeira), e ainda em Aljezur, onde serão construídas instalações para a nova Unidade de Controlo Costeiro (ex-Brigada Fiscal) e para o Destacamento da GNR.

Este ano a Lei da Programação destina 20 milhões de euros para investimentos a nível das estruturas da PSP e GNR em todo o país. Mas há «muitos investimentos que já vêm do ano anterior». No total, para o Algarve, estão destinados «alguns milhões de euros», revelou a secretária de Estado da Administração Interna.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

Comentários

pub