Uma tatuagem também pode ser uma boa prenda de Natal

Comprar uma prenda de Natal pode ser tarefa difícil. O artista farense Tiago Brito, de 26 anos, sugere uma tatuagem, […]

Comprar uma prenda de Natal pode ser tarefa difícil. O artista farense Tiago Brito, de 26 anos, sugere uma tatuagem, pois é uma oferta “original e diferente” e algo que lhe sai das mãos, através das agulhas da sua máquina de tatuar um pouco barulhenta e, por vezes, dolorosa.

A carreira de Tiago como tatuador começou há sete anos, mas o seu descontraído estúdio Black Rose abriu na baixa de Faro há apenas dois, sendo atualmente um caso de sucesso.

Para este Natal, o artista português sugere uma tatuagem, pois “retrata uma história” e “é uma recordação”, que pode ser marcada no seu estúdio decorado ao estilo vintage, repleto de elementos típicos associados às tatuagens, como caveiras, skates, fotografias e desenhos de outras tattoos que podem servir de inspiração para os seus clientes.

Enquanto na rua passam (poucas) pessoas com sacos de compras feitas no comércio tradicional, o estúdio disponibiliza promoções especiais para esta época natalícia, que também podem ser uma boa opção. No Black Rose, os clientes podem adquirir o vale oferta, que faz com que “a pessoa pague metade da tatuagem e o tatuado pague o restante”.

Esta opção é “cada vez mais” usada durante as semanas próximas ao Natal, quando “há um aumento de marcações”, mas também “algumas desistências” devido ao dinheiro que por vezes é gasto noutras prendas de Natal.

Para os amantes de prendas mais temporárias, está também disponível uma promoção de piercings a 20 euros, exceto os microdermais e genitais, que também são feitos no Black Rose.

Uma das vantagens desta época do ano é que, após o Natal, são muitos os clientes que se dirigem ao estúdio para serem tatuados e pagar com o dinheiro que receberam como oferta.

Até ao momento, Tiago Brito não realizou nenhuma tatuagem relacionada com o Natal, mas já fez alguns trabalhos “cómicos” como uma fatia de pizza ou de melancia. Porque não tatuar um Pai Natal ou um bolo-rei?

O tatuador licenciou-se em Artes Plásticas pelo Instituto Politécnico de Beja, mas o seu gosto por tatuagens começou aos 18 anos, quando fez a sua primeira tattoo. Após terminar a licenciatura, queria “fazer algo produtivo nas artes e marcar a diferença” e decidiu dedicar-se à arte de pintar o corpo de forma permanente. Para aprender esta arte, Tiago aprofundou o assunto através da leitura de obras especializadas e visualização de vídeos de outros tatuadores, tornando-se autodidata.

O seu corpo é uma verdadeira obra de arte, que será certamente construída ao longo do tempo com novas tatuagens. Cara, pescoço, mãos, dedos e braços são alguns dos locais onde são visíveis as suas tatuagens, que mostra ao mundo sem vergonha e com orgulho.

Apesar de, em pleno século XXI, ainda existir alguma discriminação em relação às tatuagens, Tiago Brito considera que já “houve uma evolução nas mentalidades”, uma vez que há cada vez mais pessoas com tattoos. Essa questão “tem vindo a melhorar com o tempo”, mas também “acompanha modas”.

O facto de uma tatuagem ser algo permanente na pele de um ser humano já causou alguns arrependimentos. “São o prato do dia”, confessa Tiago Brito enquanto fuma um cigarro, que destaca as tatuagens de ex-namorados ou nomes. “Uma vez, veio cá um casal tatuar e um mês depois o homem queria tapar a tatuagem, porque tinham terminado”, contou. É uma decisão que tem de ser muito bem pensada.

A maioria dos clientes de Tiago Brito e do seu colega Eduardo Vieira têm uma média de idades entre os 18 e os 30 anos, mas o tatuador referiu que já tatuou um senhor com 75 anos.

Para o ano, o estúdio de tatuagens dará um passo muito importante, com a abertura de uma nova loja, que estará situada atrás do Tribunal de Faro.

 

Texto e Fotos: Gonçalo Dourado/Etic_Algarve

Comentários

pub