“Um dia pela Vida” celebrou Dia do Voluntariado em São Brás

A apresentação do projeto “Um dia pela Vida” marcou as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, no passado dia 5 […]

A apresentação do projeto “Um dia pela Vida” marcou as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, no passado dia 5 de Dezembro, em São Brás de Alportel. 

Este é um projeto internacional que arrancou em Portugal em 2004 e que, entretanto, já contou com 67 edições, em vários cantos do país, chegando agora a São Brás de Alportel.

A iniciativa é organizada a nível nacional pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e foi apresentada nesta sessão por Filipa Rocha Mendes, coordenadora do Núcleo Regional do Sul da Liga, e pela colaboradora Joana Magalhães.

«Mais do que uma angariação de fundos, o “Um dia pela Vida” é uma experiência que permite mudar vidas», afirmou Filipa Rocha Mendes.

O projeto arranca sempre com a organização de um evento por voluntários que culmina num dia de festa aberto à comunidade e recheado de ações que pretendem abordar o cancro em diversas vertentes como a educação para saúde, a prevenção primária, a desmistificação da palavra “cancro”, dando a conhecer o trabalho realizado pela Liga e que permite a angariação de fundos para apoiar os seus projetos.

Trata-se de um evento aberto a toda a população com atividades desportivas e lúdicas, momentos de partilha de experiências e momentos de informação e sensibilização sobre a temática oncológica.

O desafio para a realização de “Um dia para a Vida” em São Brás de Alportel está lançado a toda a comunidade e a sua concretização depende agora do número de voluntários que se demonstrem a sua vontade de colaborar.

Para saber mais sobre este projeto, contacte a rede de voluntariado “São Brás Solidário”, na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

 

A sessão comemorativa deste dia contou também com a presença de dezenas de voluntários da Rede de Voluntariado “São Brás Solidário”, assim como da coordenadora desta rede Ircília Gonçalves.

Esta responsável fez um balanço do trabalho realizado, na colaboração da rede em diversos projetos de solidariedade promovidos pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia tais como, por exemplo, o Jantar Solidário de Reis, o Mercadinho Solidário e a Loja Social, referindo ainda as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, que, na mais recente edição, arrecadou quase 4 toneladas de alimentos em São Brás de Alportel.

Durante a sua intervenção no encontro, Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, afirmou que o voluntariado é «mais do que um projeto. É uma atitude de vida» que está bem presente na comunidade são-brasense.

A Rede de Voluntário “São Brás Solidário” é dinamizada a partir da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, tendo o seu presidente João Rosa, destacado a determinação e a entrega dos voluntários na concretização de cada tarefa ou projeto.

 

Comentários

pub