Tela da Igreja de São Pedro já está restaurada e pode ser apreciada por todos

A tela bicentenária, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja de São Pedro, em Faro, já […]

A tela bicentenária, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja de São Pedro, em Faro, já está restaurada e patente para «apreciação de todos». 

Esta tela pintada, representando “Boca de Cena”, «encontrava-se em mau estado de conservação», o que «impossibilitava a fruição do conjunto com o Altar de Nossa Senhora da Vitória, uma marca do estilo Rococó, de autoria desconhecida ,mas com datação do século XVIII», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Por exemplo, com o passar dos anos os pregos que foram utilizados para fixar a tela começaram a enferrujar, deixando marcas na peça.

Em alguns locais, os pregos também estavam a sair, o que levou a que a tela começasse a sair do lugar. Por outro lado, houve infiltrações de água que causaram escorrimento da tinta e estragaram a obra.

A própria estrutura de madeira que suporta os panos tem problemas, desde logo de infestação de caruncho e de outras pragas, mas também de desnivelamento.

Com esta intervenção, partilhada por três entidades – Fábrica da Igreja de S. Pedro, Direção Regional de Cultura do Algarve e Fundação Millenium BCP – «foi possível promover a salvaguarda, restauro e conservação deste bem patrimonial, que hoje está novamente disponível para a fruição da comunidade».

Com a participação técnica da Direção Regional do Cultura do Algarve, o custo da intervenção ascendeu a cerca de 23 mil euros, com contribuição da Fundação Millenium BCP. O trabalho de conservação e restauro ficou cargo da Junqueira 220, empresa conceituada no setor da conservação e restauro.

Esta peça, «de autor desconhecido, mas datada da segunda metade do século XVIII», segundo Alexandra Gonçalves, diretora Regional de Cultura do Algarve, foi uma encomenda da Ordem de Santiago, que edificou a igreja em 1577, no local onde já existia uma capela, mandada erigir pelos pescadores do Bairro da Ribeira.

Comentários

pub