Quercus organiza limpeza de praia em Albufeira

Uma limpeza na Praia do Inatel, em Albufeira, realiza-se no dia 9 de Dezembro, das 11h00 às 13h00.  O objetivo […]

Uma limpeza na Praia do Inatel, em Albufeira, realiza-se no dia 9 de Dezembro, das 11h00 às 13h00. 

O objetivo desta iniciativa, organizada pela Quercus com a colaboração da Straw Patrol e Pata Ativa – Associação de Defesa dos Animais e da Natureza de Albufeira, é apelar à «necessidade de proteger, conservar e respeitar a vida marinha e as nossas praias», explica a Quercus.

Por exemplo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14), das Nações Unidas, visa proteger a vida marinha e tem como propósito «prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos, especialmente a que advém de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes, até 2025».

A Quercus considera, assim, que o ODS 14 e ações como as limpezas de praia «são oportunidades essenciais para sensibilizar os cidadãos para proteger e valorizar os oceanos, que são centrais para a sustentabilidade dos sistemas vitais, e apelar a um desenvolvimento sustentável que satisfaça as necessidades do presente, mas não coloque em causa as necessidades das futuras gerações».

Na última iniciativa da StrawPatrol, no passado dia 25 de Novembro, na ilha de Faro, foram recolhidos 208 quilos de lixo. 46% destes eram plástico, tendo sido apanhadas 724 pontas de cigarro num total de 2558 itens, na ação de uma hora e meia que contou com 35 voluntários.

A participação nesta iniciativa é gratuita e o material necessário para a limpeza de praia será disponibilizado no local. Se puder, leve, contudo, luvas e sacos. A Quercus recomenda a todos os que queiram participar levarem calçado confortável, chapéu e água.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória para efeitos de seguro. Para tal, deverá enviar, até ao dia 7 (quinta-feira), às 12h00, um e-mail com o seu nome completo, a sua data de nascimento e o seu número de Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade para [email protected].

Comentários

pub