Programas de desporto sénior dão «mais ritmo aos anos» em São Brás

Os programas de desporto “Seniores em Movimento” e “Coração Ativo” estão a decorrer em São Brás de Alportel, dando «mais […]

Foto de arquivo | Créditos: Depositphotos

Os programas de desporto “Seniores em Movimento” e “Coração Ativo” estão a decorrer em São Brás de Alportel, dando «mais ritmo aos anos». 

Ambas as iniciativas «complementam as sessões de exercício físico com um conjunto de atividades de índole social, cultural e recreativo, proporcionando agradáveis momentos de lazer», diz a Câmara de São Brás.

 

Dinamizado pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, o programa “Seniores em Movimento” foi pioneiro no concelho, dirigido a todos os seniores com mais de 55 anos, «e é o fiel ponto de encontro para largas dezenas de são-brasenses, numa maravilhosa combinação de desporto, saúde e bem estar».

As sessões decorrem à tarde, no Pavilhão da Escola Secundária e no Pavilhão da Santa Casa da Misericórdia.

“Coração Ativo” dá nome ao segundo programa de desporto sénior, dinamizado em parceria pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, com sessões que decorrem, de manhã, no Pavilhão Municipal, dirigidas a seniores que apresentam vulnerabilidade cardíaca, com encaminhamento do seu médico de família.

Este é «um programa especializado para este grupo populacional com excelentes resultados», segundo a autarquia.

«Está comprovado que o exercício físico regular tem um impacto significativo na prevenção e controle da hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, osteoporose, asma e outras doenças pulmonares, além de poder diminuir sintomas depressivos e de ansiedade, que se manifestam em idades mais avançadas», explica a Câmara de São Brás.

Ao exercitar-se, «o idoso assume uma postura positiva em relação à sua saúde, procurando assumir um hábito de vida mais saudável».

A Junta de Freguesia de São Brás também iniciou, há pouco tempo, «uma parceria com o Centro de Saúde, ao abrigo da qual pretende preparar futuras ações dirigidas à população sénior que sofra de diabetes, sendo esta uma doença com uma elevada incidência no concelho, e que em muito beneficia da prática desportiva».

Para efetuar a sua inscrição ou obter mais informações sobre o programa Seniores em Movimento deve dirigir-se à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Para efetuar a sua inscrição e obter mais informações sobre o programa Coração Ativo deve dirigir-se ao Pavilhão Municipal.

Comentários

pub