Previsão de aguaceiros e céu pouco nublado não vai estragar Passagem de Ano no Algarve

A previsão atual para a noite de Passagem de Ano aponta para a «ocorrência de aguaceiros em alguns locais, embora […]

A previsão atual para a noite de Passagem de Ano aponta para a «ocorrência de aguaceiros em alguns locais, embora com baixa probabilidade», acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Prevê-se que os aguaceiros, que começarão pelo Norte e Centro, se estendam à região Sul, na tarde de domingo, dia 31 de Dezembro, mas «passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do final da tarde». Ou seja, na hora da folia, dos concertos, novo circo e fogo-de-artifício, o tempo estará frio, mas sem chuva, no Algarve.

Esta situação deve-se à «aproximação e passagem de uma superfície frontal fria durante a tarde de dia 31», que leva o IPMA a prever «a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro, tornando-se
moderada a partir do início da tarde».

«Prevê-se também queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 1200 metros», ou seja, são boas as notícias para quem escolheu a montanha mais alta de Portugal Continental para passar o ano.

O dia 1 de Janeiro terá períodos de céu muito nublado, apresentando-se «pouco nublado na região Sul», com
possibilidade de ocorrência de «períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Norte e queda de neve acima de 1200/1400 metros».

No primeiro dia do ano, «o vento soprará do quadrante oeste em geral fraco, por vezes forte nas terras altas».

Quanto ao mar, nos dias 31 e 1, a agitação marítima será «forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros». Portanto, muito atenção aos passeios à beira mar e aos primeiros banhos do ano.

Comentários

pub