Portimão: «Novos desafios do futuro» vão ser abordados no Dia da Cidade

Portimão prepara-se para, na próxima segunda-feira, dia 11 de Dezembro, viver o «Dia da Cidade com várias iniciativas que abordam […]

Portimão prepara-se para, na próxima segunda-feira, dia 11 de Dezembro, viver o «Dia da Cidade com várias iniciativas que abordam os novos desafios do futuro e as oportunidades que este coloca, em especial, às novas gerações». 

Volvidos 93 anos após a elevação de Portimão a cidade, por decreto lei assinado em 1924 por Manuel Teixeira Gomes, ilustre portimonense e, na altura, Presidente da República, as comemorações oficiais terão início às 10h00, com o tradicional hastear das bandeiras, em frente aos Paços do Concelho.

Nesta iniciativa vão participar a Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, a Sociedade Columbófila de Portimão, bem como a PSP, GNR e Polícia Marítima- Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

Isabel Alçada é a convidada especial da sessão solene e, por esta ocasião, irá partilhar a sua experiência na “Promoção da Leitura na Era Digital” «e na forma como esta abre as portas a novos desafios e a um mundo novo de saberes, partilha de conhecimentos e formas de estar com o outro», diz a Câmara de Portimão.

Nesta nova era digital, os alunos do 4º ano da Escola Básica José Sobral, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Bemposta, vão levar à sessão solene do Dia da Cidade a figura de Manuel Teixeira Gomes, através da leitura do livro digital “Portimão”, integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal e recentemente disponibilizado em todas as Bibliotecas Escolares do Município.

Os momentos musicais também serão marcados pelo futuro. Por isso serão momentos musicodigitais e estarão a cargo dos artistas portimonenses Rafael Correia – SICKONCE, Hugo Perez – D’JOY, Vasco Fortes – Buta Nite e Hugo Santos – YLS, pertencentes ao coletivo “ContraBASE Lab”, da Contramaré- Associação Cultural de Portimão, que vão proporcionar uma viagem muito especial entre o passado e o futuro, à boleia de novos sons.

O coletivo “ContraBASE Lab” nasceu em Setembro de 2015 no seio da Contramaré com o objetivo de unir semanalmente os seus membros ligados ao universo sonoro.

«Rapidamente se tornou num espaço utilizado por DJs, músicos, sonoplastas e técnicos de som para trocar experiências e competências, com os mais diversos níveis de conhecimento e experiência nestas áreas assumindo-se como uma plataforma de enriquecimento técnico e criativo de grande potencial pedagógico para uma comunidade mais alargada», diz a Câmara de Portimão.

As intervenções de João Vieira, presidente da Assembleia Municipal de Portimão, e Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, também farão parte do programa.

As comemorações do Dia da Cidade prosseguem, na parte da tarde, às 16h00, com uma visita oficial ao Parque Infantil do Caneco e, às 16h30, com a inauguração do jardim do Bairro dos Pescadores (Rua dos Mestres Maçanita).

Estes são «dois espaços públicos que, após obras de recuperação e requalificação, são devolvidos à cidade, proporcionando, por um lado, um novo espaço onde as crianças podem brincar em segurança e, por outro, dando uma nova vida a um jardim emblemático que volta a ser ponto de encontro e convívio para quem reside nesta zona», diz a autarquia.

O programa de comemorações tem, contudo, início já na sexta-feira, dia 8 de Dezembro, com o 1º aniversário do Espaço Raiz, por parte da Teia d’Impulsos- Associação Social, Cultural e Desportiva, que promove um “ Dia Aberto” entre as 10h00 e as 18h00, no antigo espaço da Escola da Pedra Mourinha, com atividades dedicadas a todas as idades, desde um mercado de Natal, a exposições, workshops, teatro e música.

Às 16h00 desta sexta-feira é inaugurada, no Museu de Portimão, a exposição “Günter Grass: “Encontros” que dá a conhecer obras do escritor, poeta, dramaturgo e artista plástico, que, em 1999, ganhou o Prémio Nobel da Literatura  e que tinha uma ligação especial com o Algarve.

No fim de semana em que se comemora o Dia da Cidade, Portimão é anfitriã do XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que terá lugar no Portimão Arena no dia 9 de Dezembro.

A iniciativa vai reunir autarcas de todo o país para debaterem a descentralização e temas como as finanças locais e o próximo quadro comunitário de apoio, sendo esperadas as intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e do primeiro-ministro António Costa.

O concerto que marca as comemorações do Dia da Cidade terá lugar na noite de sábado, 9 de Dezembro, às 21h30, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.

No espetáculo vão participar a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, a Associação de Guitarra do Algarve, que, por esta ocasião, convidou a Escola Básica e Secundária da Bemposta, o Grupo Coral Adágio, a soprano Ana Margarida Marreiros, o grupo de Ginástica Rítmica do CIRM e o Rancho Folclórico da Figueira. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no local.

O dia 10 de Dezembro será marcado pela apresentação do livro “Igreja Matriz de Portimão – 550 Anos de História (1467-2107), um ensaio monográfico da autoria de Nuno Campos Inácio que será apresentado pelo próprio, às 16h00, na Igreja Matriz de Portimão.

Já às 17h00 será inaugurada a exposição fotográfica “ Algarvios” de autoria de Vitor Pina. Esta exposição abriu a 3ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa e ficará patente na Casa Manuel Teixeira Gomes até dia 27 de Dezembro.

«O associativismo, como já é habitual, marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e, por estes dias, dinamiza muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as festividades, no âmbito do Dia da Cidade», conclui a autarquia.

O programa completo das comemorações do Dia da Cidade – momentos oficiais e festividades, está disponível aqui.

 

Comentários

pub