Orquestra Clássica do Sul começa 2018 com novo parceiro nacional e palcos diferentes

A Orquestra Clássica do Sul vai abraçar, em 2018, «novos projetos e celebrar novas parcerias, contribuindo para que a música […]

Maestro Robin O’Neill

A Orquestra Clássica do Sul vai abraçar, em 2018, «novos projetos e celebrar novas parcerias, contribuindo para que a música erudita alcance outros palcos e públicos, e dando a conhecer uma fase de maturidade de um projeto que começou a dar os primeiros passos há 15 anos».

Numa coprodução com o Cineteatro Louletano e o Teatro Tivoli BBVA, a Orquestra Clássica do Sul criou o ciclo “Clássicos na Avenida”, um conjunto de concertos que irá ser apresentado em ambas as salas de espetáculos ao longo do ano de 2018. Assim, nos palcos de Loulé e Lisboa, irão ser executadas obras de grandes compositores com maestros ou solistas convidados.

O primeiro concerto deste ciclo, o Concerto de Ano Novo, terá lugar no Cineteatro Louletano, em Loulé, no dia 1 de Janeiro, com duas sessões, a acontecer às 16h00 e às 18 horas.
A Orquestra Clássica do Sul parte depois rumo a Lisboa, no dia 3 de Janeiro, para apresentar o mesmo programa no Teatro Tivoli BBVA.

No Concerto de Ano Novo, a Orquestra será dirigida pelo Maestro Robin O’Neill, conhecido pelo seu rigor intelectual e pela emoção profunda que coloca nas obras que dirige.

A Temporada de 2018 conta ainda com uma nova parceria e um novo ciclo – o “Lethes Clássico”. O emblemático palco do Teatro Lethes, em Faro, vai ser outro dos novos palcos por onde vai passar a Orquestra Clássica do Sul no próximo ano, com um ciclo de música de câmara especialmente concebido a pensar naquele espaço. O programa oficial será apresentado em Janeiro.

Dando continuidade aos projetos de carácter lúdico-pedagógico, a Orquestra mantém os ciclos de Concertos Promenade e Concertos Pedagógicos.

Direcionados para toda a família, os Concertos Promenade são, no próximo ano, subordinados ao tema “Histórias para Miúdos e Graúdos”, e convidam a escutar algumas das mais belas melodias inspiradas em contos de literatura infantil.

Os Concertos Pedagógicos, organizados especialmente para a comunidade escolar, vão decorrer no 1º trimestre do ano, chegando a mais de milhar e meio de alunos.

Integrada no ciclo “Música nas Comunidades”, a atividade “A Escola recebe a OCS” regressa ao terreno, com novas edições a acontecer nos meses de janeiro e fevereiro.

O programa da Orquestra com atuações dedicadas a crianças e jovens, representa um importante contributo para a formação de novos públicos e assume enorme importância junto da sociedade civil, ao alargar a oferta cultural destinada aos mais novos e colaborando na democratização da cultura.

Entre outros, mantêm-se ainda os ciclos “Sinfonias Clássicas” e “Música e Natureza”, com atuações em diferentes localidades e sempre com um programa de excelência.

No decorrer de 2018, a Orquestra Clássica do Sul participará também em alguns concertos concretizados no âmbito do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, que decorre de 2 de Março a 24 de Maio.

Comentários

pub