Olhão serve bolo-rei gigante com sabores para todos os gostos (até banana)

Um bolo-rei gigante vai voltar a animar Olhão este sábado, dia 16 de Dezembro. A partir das 11h00, será servido, […]

Foto de arquivo

Um bolo-rei gigante vai voltar a animar Olhão este sábado, dia 16 de Dezembro. A partir das 11h00, será servido, junto ao largo da Restauração, um bolo com 120 metros, oferecido pela pastelaria e bombonaria Kubidoce do chef Filipe Martins.

Esta festa do bolo-rei gigante terá, este ano, como novidade o facto de uma das receitas conter banana.

Segundo a Câmara de Olhão, que apoia a o evento, a iniciativa promete «juntar no centro nevrálgico de Olhão – o largo da Igreja Matriz – milhares de pessoas, tanto olhanenses como visitantes».

A autarquia olhanense acrescenta que Filipe Martins «inclui nos 120 metros de doce os bolos-reis tradicionais, como o escangalhado e o rainha, apresenta variações criativas, como o bolo-princesa de frutos vermelhos, ou o de frutos vermelhos, bagas goji, arandos e chocolate, mas também não esquece os já famosos bolos-reis de batata-doce com laranja confitada e amendoim, o de alfarroba com laranja, passas e amêndoa, representando os genuínos sabores do Algarve, o bolo-rei de chocolate branco com nozes e laranja, com chocolate negro, laranja, caju e amêndoa, ou o tradicional bolo-rei com frutas cristalizadas».

Os primeiros bolos-reis da época já começaram a ser confecionados e vendidos nas pastelarias de Filipe Martins, que, diz a Câmara de Olhão, «a cada Natal enriquece o cardápio deste típico bolo. Os fornos estão ligados, os colaboradores trabalham afincadamente e, na manhã de sábado, haverá diferentes e saborosos bolos para provar».

«Uma festa que já é de Olhão e não da Kubidoce», afirma o chef pasteleiro Filipe Martins.

Para que esta iniciativa se concretize, o chef estima utilizar mais de 160 quilos de farinha, 700 ovos, 40 quilos de açúcar, 60 quilos de chocolate branco, 60 quilos de chocolate negro, 350 quilos de frutas cristalizadas, amêndoas, nozes, pinhões, amendoins, avelãs, cajus, passas, frutos vermelhos, damascos, bagas goji, arandos, farinha de alfarroba e ainda 15 litros de aguardente, 25 litros de azeite, 25 litros de leite, 15 quilos de fermento e 70 quilos de batata-doce.

Comentários

pub