Monchique: escultor de motosserra transforma pinheiro doente em presépio original

Nos céus de Monchique, em vez do som dos sinos, tem ecoado, nestas últimas semanas, o barulho das motosserras. Tudo […]

Nos céus de Monchique, em vez do som dos sinos, tem ecoado, nestas últimas semanas, o barulho das motosserras. Tudo porque o escultor Nelson Ramos está a transformar um velho pinheiro doente e marcado para abate num original presépio em madeira, em pleno Largo dos Chorões, no centro da vila.

«Quando se abate uma árvore, perde-se uma história e as memórias ligadas a essa árvore. Mas quando a transformo numa escultura, no fundo essa árvore continua viva», disse o escultor ao Sul Informação.

Na tarefa de esculpir as figuras do presépio nesse velho tronco, Nelson Ramos tem sido ajudado pela sua mulher, Maria Mendes, enquanto a filha se ocupa dos contactos com as muitas pessoas que por ali param a ver o casal de escultores a trabalhar.

«Eu trabalhei como madeireiro, na serra, mais de 35 anos, e sempre de motosserra na mão. Mas nunca seria capaz de fazer uma coisa assim tão bonita», comentou Manuel Duarte, de 78 anos, um dos muitos apreciadores das obras em curso.

O sucesso desta iniciativa, promovida pela Câmara de Monchique, foi tão grande que, esgotadas as duas semanas previstas para a sua intervenção, o artista continuará a trabalhar, para acrescentar novas peças ao presépio de grandes dimensões. E poderá ser encontrado no Largo dos Chorões, no centro de Monchique, pelo menos até sábado próximo.

E, além de poderem apreciar o trabalho ao vivo, os visitantes podem ainda comprar algumas peças que resultam do labor de Nelson Ramos e do seu amor pela madeira. Entre as peças que podem ser compradas, nem sequer falta um emblema do Benfica, com a águia em relevo.

Esta é apenas uma das muitas iniciativas da programação especial de Natal e Ano Novo em Monchique, que, sob o lema «Monchique Serra Natal», desta vez tem a preservação da Serra como mote principal.

Assim, até 6 de Janeiro, está a decorrer a 6ª Mostra Gastronómica de Natal “Sabores de Monchique”, durante a qual se poderá encontrar e saborear, nos restaurantes aderentes, a gastronomia tradicional da região.

Trata-se de «mais uma oportunidade de atrair visitantes ao concelho e de divulgar os produtos tradicionais na oferta gastronómica apresentada pela restauração local, os quais já fazem parte das especialidades da Serra de Monchique», diz a autarquia monchiquense.

Na sexta-feira, dia 22, às 21h00, a Igreja Matriz de Monchique recebe o Concerto de Natal pelo Coro Infantil e Jovem “Vivaci Vivacissimo” da Paróquia de Monchique.

Entre o dia 28 de Dezembro (sempre às 21h00) e 1 de Janeiro (às 17h00), o Heliporto Municipal acolhe a enorme tenda onde se apresentará o espetáculo de Fim de Ano, com o grupo de novo circo francês Klaxon. Trata-se de uma produção integrada na programação «Lavrar o Mar», financiada pelo 365Algarve.

No dia 5 de Janeiro à noite, a partir das 20h30, o Largo dos Chorões irá encher-se com o Encontro de Reis, onde se entoarão os tradicionais cantares de Janeiras, numa organização da Junta de Freguesia de Monchique.

No dia seguinte, 6 de Janeiro, às 21h00, é a vez do Concerto de Ano Novo pela Banda Filarmónica de Silves, na Igreja Matriz de Monchique.

 

Fotos: Nelson Inácio|Sul Informação

Comentários

pub