Mendes Bota recebe “Maria Veleda” a 16 de Dezembro

A cerimónia de entrega da 4ª edição do Prémio Regional “Maria Veleda” a José Mendes Bota realiza-se no próximo dia […]

A cerimónia de entrega da 4ª edição do Prémio Regional “Maria Veleda” a José Mendes Bota realiza-se no próximo dia 16 de Dezembro, às 16h30, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. 

O Prémio Regional “Maria Veleda” é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que destaca e reconhece a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções para a igualdade do género, cidadania e não discriminação, preconizada no V Plano Nacional, a decorrer no período 2014-2017, pelo Sistema Integrado de Informação e Conhecimento (SIIC) .

«Pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia, Maria Veleda (1871-1955), pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, nasceu em Faro, em 1871, tendo exercido a profissão de professora primária», conta a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A atribuição do prémio deste ano a Mendes Bota foi deliberada numa reunião no dia 20 de Outubro, pelos elementos do júri. Este é constituído por Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, que presidiu à reunião, Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, António Branco, reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Idálio Revez, jornalista do “Público”, José Carlos Barros, arquiteto paisagista, Lídia Jorge, escritora, Mirian Tavares, professora e investigadora, Natividade Monteiro, professora e investigadora e Paulo Cunha, professor de música.

Na reunião de avaliação do conjunto das candidaturas recebidas, o júri deliberou distinguir Mendes Bota «por reconhecer, no seu percurso de vida, o excecional trabalho, nacional e internacional, desenvolvido no âmbito da cidadania, da ética, da igualdade de género, na dignificação das mulheres, na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, na defesa dos direitos humanos e na prevenção e criminalização da violência contra as mulheres», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«Todo o trabalho desenvolvido em diversos cargos no Conselho da Europa, identificam-no com o objetivo do prémio», acrescenta.

Nesta cerimónia serão entregues, a Mendes Bota, 5 mil euros, assim como uma medalha comemorativa, criação e oferta da empresa “NOVA CORTIÇA”.

O evento tem o apoio à produção da Associação Casa da Cultura de Loulé. Esta cerimónia pública contemplará momentos de poesia e de música.

A Direção Regional de Cultura do Algarve convida todos os que se quiserem associar a esta cerimónia pública, podendo, para o efeito, reservar lugar através do contacto telefónico da bilheteira da sala de espetáculos: 289 414 604 ou do correio eletrónico [email protected]

José Mendes Bota nasceu a 4 de Agosto de 1955 em Loulé, licenciou-se em Economia, fez uma pós-graduação em Gestão Avançada e estudou Direito. Além de ter sido presidente da Câmara de Loulé, de 1982 a 1985, também foi deputado na Assembleia da República, eleito pelo PSD, nas III, IV, V, VI, VII, X e XI Legislaturas e deputado no Parlamento Europeu de 1989 a 1994 e 1998 a 1999.

Mendes Bota assumiu, em Maio de 2016, funções de “High-Level Political and Parliamentary Adviser” na Delegação da União Europeia junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo, sendo o número dois desta representação diplomática.

Comentários

pub