“Marafados do TT” vão até Marrocos inspirados por João Rosa Beatriz

O grupo “Marafados do TT do Algarve” vai fazer-se à estrada para percorrer perto cerca de 3700 quilómetros, na “Expedição […]

O grupo “Marafados do TT do Algarve” vai fazer-se à estrada para percorrer perto cerca de 3700 quilómetros, na “Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrakech: Memorial João Rosa Beatriz”, entre 26 de Dezembro e 6 de Janeiro. A partida simbólica para esta aventura vai acontecer este sábado, dia 23 de Novembro, junto aos Paços do Concelho de São Brás, às 11h00.

«Esta expedição é uma oportunidade para mergulhar na cultura árabe, numa incursão ao norte de África, que permitirá alargar horizontes e recuperar a herança do Al-Andaluz, tendo como inspiração a história singular de João Rosa Beatriz, livre-pensador e republicano que fundou o concelho de São Brás de Alportel em 1914 e partiu para Marrocos em 1915, onde viveu até à sua morte», segundo a Câmara são-brasense.

Os participantes na expedição querem, desta forma, «entrar em 2018 com uma experiência única», viajando pelo Marrocos profundo e conhecendo «os locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz», entre os quais «Chefchauen, Ouezzane, Meknés, Azrou, Gargantas do Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg Chegaga, Ouarzazate, Marrakech e Tetouan».

João Rosa Beatriz nasceu em São Brás de Alportel a 19 de Abril de 1881. O contacto com os ideais republicanos marcou o seu percurso pessoal e profissional, tendo participado nas movimentações da Rotunda, a 4 e 5 de Outubro de 1910, que levaram à implantação da República. A ele se deve um papel determinante na fundação do concelho de São Brás de Alportel, a 1 de Junho de 1914.

Em 1915, emigrou para Marrocos. «Várias décadas de exílio em Marrocos nunca diminuíram o profundo amor que sentia pela terra onde nasceu, e onde não regressou em vida, e que descrevia como o “lugar mais belo do mundo”», segundo a autarquia.

Foi vice-cônsul de Portugal em Mazagão (atual El Jadida) e participou ativamente na dinamização de vários movimentos de luta contra os regimes ditatoriais. Faleceu a 27 de Julho de 1960, em Casablanca.

Comentários

pub