Inverno começa esta quinta-feira às 16h28 com sol e frio

O solstício de Inverno ocorre às 16h28 de amanhã, quinta-feira, dia 21 de Dezembro, no hemisfério Norte, e com ele […]

O solstício de Inverno ocorre às 16h28 de amanhã, quinta-feira, dia 21 de Dezembro, no hemisfério Norte, e com ele começa a estação mais fria.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro dia de Inverno será de sol e frio. A chuva, que tanta falta está a fazer, poderá aparecer mas só no dia de Natal e sobretudo no Norte do país.

Assim, segundo o IPMA, amanhã o dia será de sol em todo o Portugal Continental, com a Guarda e Bragança a serem as cidades mais frias, com 1ºC de mínima, enquanto a máxima atingirá apenas 9ºC na primeira cidade e 14ºC na segunda. Em Faro, as temperaturas oscilarão entre a mínima de 7ºC e a máxima de 18ºC.

O primeiro dia de Inverno é também o dia em que o Sol passa mais baixo no céu ao meio-dia solar, em todo o ano. É também dos dias mais curtos do ano, com o Sol a estar acima do horizonte apenas nove horas e oito minutos em Bragança, 9h13 no Porto, 9h19 em Lisboa, 9h34 em Ponta Delgada, 9h38 em Faro e 10h00 no Funchal. Ou seja, haverá uma noite bem mais longa que o dia.

A boa notícia é que, a partir desta data, os dias vão ficando cada vez maiores, até ao próximo solstício, no dia 21 de Junho de 2018.

Comentários

pub