É algarvio o novo presidente do Eurogrupo

O algarvio Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo. O ministro das Finanças português, natural de Vila Real de […]

O algarvio Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo. O ministro das Finanças português, natural de Vila Real de Santo António, onde ainda passou a infância, foi hoje escolhido pelos seus pares para liderar o grupo que junta os ministros das Finanças da zona Euro.

A eleição do membro do Governo português só aconteceu à segunda volta e depois da desistência de dois dos quatro candidatos. Na segunda votação, Mário Centeno venceu Pierre Gramegna, ministro das Finanças do Luxemburgo.

O Eurogrupo será, assim, liderado, a partir de dia 13 de Dezembro, por um algarvio de nascimento e com fortes ligações familiares à região. Além de Vila Real de Santo António, onde o seu avô, Joaquim Gomes, tinha um restaurante e onde o seu pai trabalhou como bancário e a sua mãe trabalhava nos correios, Mário Centeno também tem raízes em Alcoutim, tendo o seu bisavô sido presidente da Câmara deste concelho do interior.

A sua avó, que foi professora em escolas de Alcoutim, é ainda recordada por muitos alcoutenejos, que foram seus alunos, como os próprios transmitiram ao ministro das Finanças quando este se deslocou a esta vila, em Março passado, para inaugurar oficialmente o Festival do Contrabando.

Comentários

pub