Comissão Europeia dá novo apoio ao Algarve por trabalhar em conjunto em projetos de alta tecnologia

O Algarve é uma das regiões apoiadas pela Comissão Europeia por participar na parceira sobre Edifícios Sustentáveis e vai receber […]

O Algarve é uma das regiões apoiadas pela Comissão Europeia por participar na parceira sobre Edifícios Sustentáveis e vai receber apoio personalizado, ao abrigo de uma nova ação-piloto para projetos inovadores subvencionada pela UE. A parceria onde o Algarve participa, a par de quatro outras regiões, é liderada pela Andaluzia.

Destaque ainda para a Região Norte, que colidera uma parceria de oito regiões para desenvolver projetos conjuntos no domínio da impressão 3D e por participar em outras duas parceiras, uma sobre Energia renovável marítima e outra sobre Economia circular, e para a Região Centro, que participa na parceira sobre Agricultura de alta tecnologia.

Esta ação-piloto visa ajudar as parcerias expandir os seus projetos em setores prioritários, como os megadados, a bioeconomia, a eficiência dos recursos, as técnicas de fabrico avançadas ou a cibersegurança.

Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, disse que «as regiões com vantagens competitivas equivalentes poderão apresentar os seus projetos num grande espaço comum. O apoio da UE ajudará a transformar boas ideias em produtos inovadores, entre os quais encontraremos os campeões europeus da inovação do futuro».

Na sequência de um convite à manifestação de interesse lançado em Setembro passado, foram selecionadas oito parcerias inter-regionais, lideradas por uma ou várias regiões coordenadoras:

>>A Andaluzia (ES) e cinco outras regiões escolheram os edifícios sustentáveis como prioridade temática.
>>Uma parceria de oito regiões lideradas pelo Noord-Brabant (NL), a Flandres (BE) e a Região Norte (PT) irá desenvolver projetos conjuntos no domínio da impressão 3D;
>>Um grupo de nove regiões liderado pela Flandres (BE) trabalhará em conjunto no setor da bioeconomia;
>>A Bretanha (FR), juntamente com três regiões e a Estónia, irão trabalhar na cibersegurança;
>>A Lombardia (IT) e sete outras regiões escolheram como área de especialização a economia circular e, mais especificamente, a desfabricação e a refabricação;
>>A Toscânia (IT), 21 outras regiões e a Estónia irão empreender esforços comuns para desenvolver novas soluções para a agricultura de precisão
>>A Escócia (UK) e o País Basco (ES) estão a coordenar um grupo de 16 regiões para desenvolver projetos conjuntos no domínio das energias renováveis marinhas. A região norueguesa de Sogn og Fjordane está igualmente associada.
>>A Andaluzia (ES) e a Emilia-Romagna (IT) lideram um grupo de nove regiões que vão apresentar projetos inovadores nos domínios da rastreabilidade e dos megadados.

Estas parcerias irão beneficiar do apoio de equipas especialmente criadas para o efeito na Comissão, com peritos de vários departamento temáticos. Os peritos prestarão aconselhamento sobre a melhor forma de articular os fundos da UE para o financiamento de projetos.

Além deste apoio prático da Comissão, cada parceria poderá beneficiar de consultoria externa até 200 mil euros para atividades de divulgação e comercialização. As verbas provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Próximas etapas

O trabalho com as parcerias terá início em Janeiro próximo e decorrerá até 2019.

Esta fase piloto permitirá testar novas estratégias de cooperação inter-regional, ao mesmo tempo que facultará à Comissão Europeia elementos de reflexão sobre a especialização inteligente após 2020.

A Comissão Europeia considera que «as regiões da Europa devem tornar-se mais competitivas e resilientes no contexto das grandes mudanças resultantes da globalização. O trabalho em conjunto permitir-lhes-á avançar na cadeia de valor».

A UE tem desempenhado um papel essencial para dar expressão às potencialidades de crescimento das suas regiões e ajudá-las a investir nos seus nichos de excelência competitiva (o chamado processo de especialização inteligente).

Até à data, foram adotadas 120 estratégias regionais de especialização inteligente. A sua execução é apoiada por 40 mil milhões de euros de fundos da política de coesão.

Estas parcerias inter-regionais integram um novo conjunto de ações que a Comissão apresentou em julho de 2017 com o objetivo de fazer avançar a especialização inteligente e promover a inovação nas regiões da UE, para que estas possam ter o seu lugar numa economia globalizada.

Comentários

pub