Castro Marim já tem o “seu” presépio de sal

A inauguração do presépio de sal decorreu no passado sábado, 9 de Dezembro, na Casa do Sal, em Castro Marim.  […]

A inauguração do presépio de sal decorreu no passado sábado, 9 de Dezembro, na Casa do Sal, em Castro Marim. 

«Para a construção deste presépio foram necessárias seis toneladas de sal do “melhor sal do mundo”, o dobro do ano anterior, para uma espaço com cerca de 80 metros quadrados, e um mês de trabalho para reunir esculturalmente as cerca de 3800 peças que o compõem», conta a Câmara de Castro Marim.

Na inauguração marcaram presença os representantes das várias entidades que se envolveram nesta iniciativa, entre os quais a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim Filomena Sintra, e o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim Vitor Esteves, além de Andrelino Pena, autor da ideia.

«O presépio de sal é uma outra forma de valorizar este produto pela capacidade de atracão de visitantes. Acreditamos que esta parceria, e esta ação na Casa do Sal, orgulha todos os castromarinenses e terá uma enorme dimensão económica, cultural, social e religiosa. As vendas dos subprodutos, de todos os produtores, inserem-se numa estratégia mais lata que Castro Marim assumiu com a abertura do mercado local», disse Filomena Sintra.

A vice-presidente acrescentou, ainda, que «a Casa do Sal é hoje um espaço cultural que em muito tem contribuído para a afirmação do nome de Castro Marim, como palco de inúmeras e diferenciadas iniciativas, que valorizam o seu “ouro branco”: o sal e a flor de sal de Castro Marim».

O presépio de sal pode ser visitado todos os dias, até dia 6 de Janeiro, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00, com exceção dos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, em que funcionará entre as 15h00 e as 18h00.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim e conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e empresa municipal Novbaesuris.

 

Comentários

pub