Câmara de Ourique quer mais paragens do Alfa Pendular na estação da Funcheira

A Câmara de Ourique defendeu que o comboio Alfa Pendular deve fazer mais paragens na estação da Funcheira, situada neste […]

A Câmara de Ourique defendeu que o comboio Alfa Pendular deve fazer mais paragens na estação da Funcheira, situada neste concelho, numa reunião que manteve com a administração da CP esta terça-feira. O município alentejano argumenta que este meio de transporte é fundamental para a mobilidade da sua população,  «em especial no acesso a Lisboa e ao Algarve».

Este pedido surge depois de a autarquia ter constatado, «por conhecimento direto e por queixa dos munícipes», que há comboios do serviço Alfa Pendular – aquele que faz a ligação mais rápida entre o Algarve e Lisboa – que não param na estação da Funcheira, «com manifesto prejuízo dos utentes que procuram esse meio de transporte».

«Desde Fevereiro de 2012 que esses serviços Alfa Pendular estavam a parar na Estação Ferroviária da Funcheira e nas Estações de Ermidas-Sado e de Santa Clara-Sabóia, num acréscimo ao tempo global da viagem de apenas 5 minutos», acrescentou a Câmara de Ourique.

Da parte da CP, não houve «garantias de mudanças», apenas o compromisso de que «as pretensões do município serão ponderadas por ocasião da elaboração dos horários do próximo ano». Ainda assim, a autarquia ouriquense que deixou clara a sua posição, «em convergência com a disponibilidade de valorizar as condições da estação da Funcheira, através da qual embarcam por ano cerca de 40 mil utentes, segundos números da própria CP».

«No quadro de uma região com um vasto território, uma grande dispersão de agregados populacionais e uma reduzida oferta de transportes públicos, o transporte ferroviário assume grande importância para a mobilidade dos cidadãos do município», enquadrou a Câmara de Ourique.

Comentários

pub