VRSA recebe jogos mundiais para desportistas em cadeira de rodas e amputados

A 7ª edição dos jogos mundiais da International Wheelchair & Amputee Sports Federation (IWAS), destinados a desportistas em cadeira de […]

A 7ª edição dos jogos mundiais da International Wheelchair & Amputee Sports Federation (IWAS), destinados a desportistas em cadeira de rodas e amputados, realiza-se de 30 de Novembro a 6 de Dezembro, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. 

A prova, que se realiza pela primeira vez em Portugal, conta com cerca de meio milhar de participantes (entre atletas, treinadores, dirigentes e staff médico) e será disputada por atletas das categorias sub-23, Open Class e Master Class (para atletas acima dos 40 anos de idade).

A cerimónia de inauguração realiza-se na Praça Marquês de Pombal, no dia 1 de Dezembro, às 16h00, sendo esperada a representação de quase 50 países participantes.

O programa tem início nos dias 1 e 2 de Dezembro com treinos para todas as modalidades, estando agendada a competição do tiro com arco, ténis de mesa e taekwondo para os dias 3 e 4 de Dezembro. Já entre 3 e 5 de Dezembro irão disputar-se as provas de atletismo e natação.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «a realização da prova no Algarve mostra não só a capacidade da região em acolher um tipo de turismo inclusivo, mas também as excelentes condições do Complexo Desportivo municipal para receber uma competição de alto nível».

«Estamos entusiasmados com a realização dos Jogos, pela primeira vez, em Vila Real de Santo António, e ansiosos para dar as boas-vindas aos atletas em Portugal», nota, por seu turno, Paul de Pace, presidente da IWAS.

O dirigente explicou ainda que «o evento conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e terá uma maior variedade de modalidades em relação às edições anteriores, oferecendo uma oportunidade aos novos atletas de ter a sua experiência nestes Jogos Mundiais IWAS».

Durante a realização das provas, decorrerá também a assembleia geral da IWAS, que inclui as eleições internas para a direção.

A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição «é sinal do reconhecimento da qualidade e do trabalho de promoção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído dezenas de provas de interesse mediático», diz a Câmara Municipal.

O Complexo Desportivo de VRSA foi recentemente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

 

Comentários

pub