Universidade do Algarve acolhe seminário sobre “O Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea”

O seminário “O Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea”, com o investigador Jorge Carrega, realiza-se esta sexta-feira, 3 de Novembro, a […]

Créditos: Depositphotos

O seminário “O Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea”, com o investigador Jorge Carrega, realiza-se esta sexta-feira, 3 de Novembro, a partir das 14h30, no Anfiteatro Paulo Freire, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) do Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

«Desde o início do século XXI, a história do cinema europeu tem vindo a ser analisada segundo uma perspectiva transnacional, apoiada na moldura teórica e no trabalho desenvolvido por investigadores como Mette Hjort, Tim Bergfelder e Deborah Shaw, cujo trabalho coloca uma atenção especial em questões como a internacionalização da produção cinematográfica e a hibridização cultural», explica o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).

Nesta conferência vai-se analisar a «vasta produção cinematográfica da Europa mediterrânea (onde se incluem géneros populares e cinema de autor), como o produto de uma rede criativa transnacional, baseada em grandes centros de produção (Roma, Paris, Madrid) que, não só se influenciaram mutuamente, como colaboraram entre si, na criação de um cinema destinado ao público internacional», acrescenta.

A entrada é livre, sendo a iniciativa organizado pelo CIAC e pela ESEC.

Jorge Carrega é doutorado em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve e, presentemente, é investigador de pós-doutoramento no CIAC, onde desenvolve um projeto sobre o Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea.

Na UAlg lecionou unidades curriculares como “História do Cinema” e “Cinema e Outras Artes”. Tem diversos artigos publicados em revistas científicas.

Comentários

pub