Teatro das Figuras recebe versão contemporânea de “O Lago dos Cisnes” em estreia nacional

O mais conhecido clássico de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”, apresenta-se no Teatro das Figuras, em Faro, numa versão contemporânea […]

O mais conhecido clássico de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”, apresenta-se no Teatro das Figuras, em Faro, numa versão contemporânea assinada pelo coreógrafo Daniel Cardoso, do Quorum Ballet, e com interpretação ao vivo da Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro titular Rui Pinheiro. O espetáculo terá lugar nos dias 1 e 2 de Dezembro, sexta-feira e sábado, às 21h30.

A história original assinada pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, sobre um feitiço lançado sobre um grupo de donzelas que, à luz do dia transformavam-se em cisnes, dá agora lugar a uma nova versão adaptada ao tempo presente.

Daniel Cardoso, coreógrafo e diretor artístico da companhia de dança Quorum Ballet, descreve uma fábula centrada num asilo abandonado, somente preenchido por seres bizarros. Criando um balanço entre ficção e realidade, a adaptação de “O Lago dos Cisnes” procura explorar os defeitos, impulsos e as virtudes mais característicos do ser humano.

Esta narração, que coloca “a cru” o Homem e as suas fragilidades, vai ser apresentada no Teatro das Figuras já no próximo mês de Dezembro, sendo acompanhada pela Orquestra Clássica do Sul, que ocupará o fosso de orquestra, com direção de Rui Pinheiro.

“A música de Tchaikovsky ocupa um lugar muito especial na minha predileção musical. Para além das seis Sinfonias e dos concertos para Piano e Violino, os três ballets que escreveu – “Bela Adormecida”, “Quebra-Nozes” e “Lago dos Cisnes” – são, para mim, das mais belas páginas de música alguma vez escritas!”, disse o maestro Rui Pinheiro.

“É sempre desafiante e extremamente estimulante poder levar uma destas obras-primas a cena, sobretudo quando a proposta é dar uma visão contemporânea da história fantástica do “Lago dos Cisnes”! Ao repto lançado pelo coreógrafo Daniel Cardoso e pelo Quorum Ballet, a Orquestra Clássica do Sul respondeu prontamente, ficando assim reunidos os ingredientes para um espetáculo completo que, decerto irá surpreender e agradar o público”, acrescentou.

O espetáculo sobe ao palco do Teatro das Figuras nos dias 1 e 2 de Dezembro, às 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro, nas lojas FNAC, Worten, CTT, El Corte Inglés e ainda online através de do link: https://teatrodasfiguras.bol.pt.

Comentários

pub