Tavira recebe Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural

A III Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, subordinada ao tema turismo cultural e enoturismo, realiza-se nos dias 17 e 18 […]

A III Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, subordinada ao tema turismo cultural e enoturismo, realiza-se nos dias 17 e 18 de Novembro, no Clube de Tavira. 

 

A sessão de abertura está agendada para dia 17, às 14h30, seguindo-se a cerimónia de entrega da Medalha de Ouro da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) a Martinho da Silva e do Prémio Nacional de Arquitetura em Centros Históricos a João Campos.

Martinho da Silva, advogado, foi fundador e dirigente da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, bem como estudioso do património cultural, material e imaterial.

Já o arquiteto João Campos «é autor de uma vasta obra arquitetónica e historiográfica, amplamente premiada, da qual destaca-se o trabalho desenvolvido em prol da salvaguarda do património construído português, dentro e fora do território nacional», diz a Câmara de Tavira.

A anteceder este momento realizam-se, no dia 17, no período da manhã, reuniões dos corpos sociais da APMCH, abertas a todos os associados, onde estará em discussão, entre outros assuntos, o Plano de Atividades para 2018.

O encontro integra, ainda, duas mesas redondas compostas por especialistas nas áreas do turismo cultural, do enoturismo e da Dieta Mediterrânica. A sessão encerra com a palestra “Os Mazaganistas”, que fala sobre a presença portuguesa no Norte de África.

A ação contempla, também no dia 18, entre as 10h30 e as 12h30, uma visita guiada ao centro histórico da cidade e ao Museu Municipal.

A Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural trata-se de uma organização do Município de Tavira e da APMCH, a qual conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Para informações e inscrições (gratuitas) os interessados podem clicar aqui.

Programa completo:

Dia 17 de Novembro:

14h30: Sessão de abertura
Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira
Victor Mendes, presidente da Direção da APMCH e da Câmara Municipal de Ponte de Lima

15h00: Entrega da Medalha de Ouro da APMCH a Martinho da Silva
Entrega do Prémio Nacional de Arquitetura em Centros Históricos – Prémio Carreira 2017 a João Campos

15h30: Mesa redonda sobre Turismo Cultural
Alexandra Gonçalves, diretora Regional de Cultura do Algarve
Centros Estudos Arquitetura do Município de Almeida (CEAMA), João Campos

16h30: Debate

17h00: Mesa redonda sobre Enoturismo
José Arruda, secretário-Geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV)
José Luís Oliveira e Silva, da Casa Santos Lima
“A Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, Jorge Queiroz, diretor do Museu Municipal de Tavira

18h00: Debate

18h20: Conferência “Os Mazaganistas”, Frederico Paula (Município de Lagos | APMCH)

 

Dia 18 de Novembro:

10h30: Visita guiada ao centro histórico e Museu Municipal (Palácio da Galeria e Núcleo Islâmico)
Ponto de encontro: Igreja Matriz de Santa Maria

 

Comentários

pub