Projeto “À Descoberta do Saber” é «instrumento de afirmação da boa oferta educativa» de Ourique

O projeto “À Descoberta do Saber”, destinado à redução e prevenção do insucesso escolar precoce e à promoção da igualdade […]

Créditos: Depositphotos

O projeto “À Descoberta do Saber”, destinado à redução e prevenção do insucesso escolar precoce e à promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, é «mais um instrumento de afirmação de uma boa oferta educativa» em Ourique. 

Este projeto visa a «mobilização da comunidade para a promoção do sucesso escolar e terá uma duração de três anos letivos, iniciando já a sua atividade neste ano letivo, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Ourique, que permitirá a realização de diferentes atividades, direcionadas para os alunos, os pais e encarregados de educação, os docentes e os não docentes», explica a Câmara de Ourique.

O projeto integra atividades como encontros para a articulação e comunicação entre entidades, ações de capacitação dos vários intervenientes da comunidade educativa, seminários para a partilha de boas práticas, criação de um Gabinete de Promoção do Sucesso Escolar, com dois técnicos superiores com qualificações na área da psicologia e da terapia da fala.

A estas junta-se a dinamização de atividades nas aulas de Educação para a Cidadania do 2º e 3º ciclo, a criação de uma atividade extracurricular no 1º ciclo de Educação Ativa, dedicada aos métodos e hábitos de estudo, oficinas de apoio ao estudo, ação para o envolvimento parental e as atividades de animação para os encarregados de educação.

A candidatura aprovada e executada no âmbito do Alentejo 2020, apresenta um investimento de cerca de 150 mil euros, cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE).

«Este será um importante complemento ao trabalho já desenvolvido pelo Município de Ourique e pela comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Ourique na construção de uma oferta educativa de qualidade que contribua para o crescimento das crianças e jovens de Ourique, habilitando-os para o futuro», conclui a Câmara Municipal.

 

Comentários

pub