Portimonense cai nos descontos frente ao Porto

O Portimonense perdeu por 3-2 frente ao Porto, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, […]

O Portimonense perdeu por 3-2 frente ao Porto, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, disputado esta sexta-feira, 17 de Novembro. Os algarvios estiveram a 7 minutos de seguir em frente, mas dois golos nos descontos ditaram o afastamento da equipa de Vítor Oliveira.

Apesar de o Portimonense ter jogado no estádio de um dos grandes do futebol português, Vítor Oliveira fez algumas alterações no 11 inicial.

Por exemplo: Carlos Henriques foi o dono da baliza, em vez de Ricardo Ferreira, e Fabrício começou no banco, com Nakajima a jogar no lugar que costuma ser do avançado brasileiro.

A equipa algarvia começou o jogo quase a perder. Com 4 minutos jogados, Alex Telles bateu um pontapé de canto e Danilo Pereira, solto de marcação, apenas teve de encostar para o 1-0. Entrada perfeita no jogo para o Porto. No banco, Vítor Oliveira abanou a cabeça perante a passividade da sua defesa.

Toda a primeira parte foi uma perfeita amostra do que tem sido este Portimonense ao longo da temporada: exímio no ataque e mais fraco a defender. Aos 16 minutos, Tabata podia ter marcado, após passe de Lumor para perto da zona de penálti, mas Casillas, que voltou a ser titular na baliza do Porto, defendeu.

Na outra baliza, aos 17, Danilo podia ter bisado, mas o cabeceamento saiu por cima. Nota para Carlos Henrique que saiu mal ao cruzamento de Alex Teles e quase comprometeu.

Havia de ser o Portimonense a empatar, aos 29 minutos. Nakajima rematou, já dentro da área, a bola ainda ressaltou num defesa do Porto, mas sobrou para Wellington. Só com Casillas pela frente, o jogador do Portimonense encostou para o golo, apesar da bola ainda ter tocado no guarda-redes portista.

O empate trouxe alguma justiça a um Portimonense aguerrido. A defesa do Porto também pareceu, por vezes, mais desatenta do que tem vindo a ser hábito esta temporada. Até ao intervalo, Alex Teles podia ter feito o 2-1, aos 40, após a cobrança de um livre, mas a bola foi por cima.

Já Nakajima, aos 42 min, rematou, dentro da área, para defesa de Casillas. Tudo empatado ao intervalo.

A segunda parte começou com uma boa oportunidade de golo para o Porto. 53 minutos de jogo e Aboubakar, após passe de Corona, rematou de primeira mas a bola saiu sem força. Durante o segundo tempo, o Portimonense esteve mais sólido na defesa.

E, aos 69, o Dragão gelou. Wellington, à entrada da área, passou para trás e Pedro Sá, num remate fortíssimo, fez o 1-2 para a equipa algarvia. Casillas nada pôde fazer.

O Portimonense teve de defender o resultado e a tarefa ficou mais difícil aos 78 minutos, após expulsão de Felipe Macedo por acumulação de cartões amarelos.

Também Sérgio Conceição, treinador do Porto, acabou por ser expulso, nos últimos minutos. Quando a vitória parecia (quase) certa, a equipa portista acabou por empatar.

No primeiro minuto de descontos, já depois dos 90 minutos de tempo regulamentar, Alex Telles descobriu Aboubakar que, isolado perante Carlos Henriques, não vacilou, fazendo o 2-2.

O terror dos descontos tornou-se ainda maior aos 96. Aboubakar não conseguiu dominar a bola, após passe de André Pereira, mas o esférico sobrou para Brahimi. O argelino atirou a contar para delírio dos adeptos do Porto, fazendo o 3-2 final, que eliminou o Portimonense da competição.

Quase se fez Taça no Estádio do Dragão.

Comentários

pub