Portimão está «mais próxima» de ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

Uma Comissão de Avaliação da ACES (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto) visitou Portimão, de 13 a 15 […]

Isilda Gomes, Gian Francesco Lupattelli e outros membros da Comissão de Avaliação da ACES

Uma Comissão de Avaliação da ACES (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto) visitou Portimão, de 13 a 15 de Novembro, e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal, já sente que Portimão está «mais próxima» de ser eleita Cidade Europeia do Desporto em 2019. 

A autarca revelou esta convicção, no balanço da visita, feito esta quarta-feira, 15 de Novembro. «Não conheciam, nem o nosso território, nem o nosso trabalho e vieram verificar localmente o que fazemos. Obviamente que estamos convencidos de que somos os melhores», disse.

Esta comissão, constituída por membros da ACES Europa, ACES Itália e ACES Portugal, visitou, ao longo dos três dias, vários equipamentos desportivos do concelho, como os Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande, o Autódromo Internacional do Algarve e o Pavilhão Municipal Gimnodesportivo de Portimão.

Além disto, também assistiu à gala de homenagens aos “Campeões Portimonenses 2016/2017”, no Portimão Arena, e teve oportunidade de ver o vídeo promocional de Portimão e de receber o dossiê de candidatura.

Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe, disse que a avaliação desta visita «é boa». Ainda assim, fez questão de realçar que Portimão apenas mantém «50% de possibilidades» de ser eleita Cidade Europeia do Desporto, uma vez que Cascais também está na corrida.

Para o responsável, «seguramente vai ganhar a melhor das duas». E, garantiu, «Portimão vai dar problemas a Cascais», cidade que o ACES vai visitar, nos próximos dias.

Nesta visita, foram dadas «algumas pistas para fazer mais e melhor», disse Isilda Gomes. Uma delas é a necessidade de haver «maior proximidade no trabalho com os médicos da saúde pública». Ou seja: «que haja um maior acompanhamento dos médicos da evolução dos cidadãos» que são encaminhados para a prática de desporto.

Gian Francesco Lupattelli

Tal como aquando da entrega da candidatura, no passado mês de Maio, Isilda Gomes fez questão de realçar que o objetivo não é «construir grandes infraestruturas». «Esta é uma candidatura que tem a ver com as pessoas» e com questões como «saúde para todos, vida saudável para todos e desporto para todos».

Para isso «não são precisas grandes infraestruturas. O que importa é a mobilização que conseguimos fazer para a prática desportiva. Podemos ter bons pavilhões mas, se não tivermos cidadãos a praticar desporto, de nada adianta».

Ainda assim, a edil portimonense voltou a falar da necessidade de construir uma pista de atletismo. A obra, garantiu, vai avançar «sejamos Cidade Europeia do Desporto ou não».

A conclusão do Pavilhão da Boavista é outro objetivo, assim como criar «espaços informais» para a prática desportiva, em algumas áreas da cidade, uma vez que há «espaços subaproveitados», e dois campos de futebol para as camadas jovens.

Quanto a Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), considerou que «Portimão tem toda a capacidade de sonhar e acreditar que pode vir a ser Cidade Europeia do Desporto». O responsável garantiu que, «se Portimão ganhar, terá apoio financeiro do IPDJ».

Isilda Gomes

Já Desidério Silva, presidente da Região do Turismo do Algarve, realçou o facto de a candidatura ser feita do «esforço de um município que passou por dificuldades». Quanto ao Algarve, disse, «pode ser uma região europeia do desporto».

Apenas em Janeiro se saberá se Portimão consegue, ou não, alcançar este desígnio, mas Isilda Gomes já tem duas «palavras muito importantes» a dizer: «obrigado, portimonenses».

«Foram vocês e foi o movimento associativo, com a sua persistência e capacidade de resistência, que levaram a que a Câmara elaborasse esta candidatura, que abrange todos e foi feita por todos. Não deixaremos ficar mal, nem o júri, nem o presidente da ACES, se formos eleitos Cidade Europeia do Desporto», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Comentários

pub