“Os Verdes” questionam Governo sobre falta de formação no setor da pesca

O Grupo Parlamentar d’”Os Verdes” confrontou o Ministério do Mar com «a falta de formação no setor da pesca», nomeadamente […]

O Grupo Parlamentar d'”Os Verdes” confrontou o Ministério do Mar com «a falta de formação no setor da pesca», nomeadamente na região algarvia, que «está a colocar em causa o próprio rejuvenescimento dos profissionais do setor e assim a sua sustentabilidade».

«Segundo informações que recolhemos em algumas zonas do país e nomeadamente no Algarve tem havido procura para o curso de Pescador mas a formação está estagnada, devido à falta de verbas do FOR-MAR (Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar)», ilustrou o deputado José Luís Ferreira, deste partido.

Recentemente, a Quarpesca – Associação de Armadores Pescadores de Quarteira, veio a público denunciar esta situação. A associação revelou que sugeriu a realização de três ações de formação nas suas instalações, este ano, por ter 47 inscritos «só para o curso de pescador», tendo-lhe sido transmitido «que toda a formação do polo da For-Mar de Olhão está estagnada devido a falta de verba, à semelhança do que se passa um pouco por todo país».

“Os Verdes” levaram o tema à Assembleia da República e instaram o Governo a esclarecer se «em grande parte do país a formação profissional de novos pescadores está estagnada por falta de verbas no FOR-MAR».

«Qual o futuro para o sector das pescas quando se falha na medida elementar que é a formação de pescadores?», questionou o mesmo partido.

Comentários

pub