Concurso para a construção da nova ponte da Praia de Faro já foi lançado

O concurso para a construção da nova ponte para a Praia de Faro foi lançado esta terça-feira, dia 7 de […]

O concurso para a construção da nova ponte para a Praia de Faro foi lançado esta terça-feira, dia 7 de Novembro, e as obras devem começar a seguir ao Verão de 2018, estando concluídas no início de 2020, de acordo com as perspetivas do presidente da Câmara de Faro. 

Em declarações ao Sul Informação, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, explica que «o concurso levará alguns meses e, provavelmente, a obra iniciar-se-á a seguir ao Verão do próximo ano. Há os procedimentos legais do concurso, depois haverá ainda necessidade de um visto do Tribunal de Contas, por isso estimo que o concurso se prolongue por sete ou oito meses».

Para o autarca, «o importante é que o concurso está a decorrer, há financiamento assegurado e a obra irá realizar-se, independentemente do mês em que começar a execução no próximo ano».

Quando for iniciada a construção da nova ponte, «será necessário um ano e meio para a construção, o prazo de execução é de 540 dias. Por isso, pelas minhas contas, o final de 2019, princípio de 2020, é a data expectável» para a conclusão das obras.

A obra da nova ponte para a Praia de Faro vai custar 2,5 milhões de euros e é da responsabilidade da Sociedade Polis Ria Formosa, sendo que a Câmara de Faro vai financiar 20% da empreitada.

Segundo Rogério Bacalhau, uma primeira tranche deste valor já foi transferida para a Sociedade Polis, sendo o restante montante transferido no próximo ano.

A apresentação de propostas para a construção da ponte vai estar aberta por 30 dias, a contar desde a publicação do anúncio.

Em Agosto, o ministro do Ambiente anunciou, em Tavira, que o concurso para a nova ponte da Praia de Faro seria lançado ainda este ano, tal como os concursos para as dragagens na Ria de Alvor e nas barras da Fuzeta e da Armona (na Ria Formosa) e para o novo plano de praia do Ancão.

Comentários

pub