O próximo será mais um Fim de Semana com Sabor a Laranja em Silves

Lombo de porco ou cabrito assado no forno com laranja, kebab com molho de laranja, salada de laranja” Al Mutamid” […]

Lombo de porco ou cabrito assado no forno com laranja, kebab com molho de laranja, salada de laranja” Al Mutamid” ou pizza de pimentão, geleia de laranja e lombo são algumas das iguarias dos 19 restaurantes de Silves que, de 24 a 26 de Novembro, participam no 2º Fim de Semana com Sabor a Laranja.

Para abrir o apetite para esta iniciativa, o Mercado Municipal de Silves recebeu, no sábado, um evento de lançamento. Quem visitou o local, pôde ver – porque os olhos também comem – e provar algumas das propostas dos restaurantes.

Segundo a Câmara de Silves, o Fim de Semana com Sabor a Laranja «visa a promoção deste produto emblemático do concelho e das suas características únicas e reconhecidas, há longos anos, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e delicadeza de aromas excecionais» e reunirá restaurantes locais, que apresentarão nas suas ementas «pratos especialmente confecionados utilizando a laranja como ingrediente».

Rosa Palma

Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, adiantou ao Sul Informação que, este ano, os restaurantes foram «muito criativos para associarem a laranja aos pratos» e que o número de estabelecimentos aderentes «aumentou consideravelmente em relação ao ano passado».

Na primeira edição do evento, conta a autarca, «as pessoas ficaram um bocadinho reticentes e, ao mesmo tempo, curiosas pensando como iriam juntar a laranja aos seus pratos. Isto apesar de, às vezes, já o fazerem. Há quem faça papas e adicione sumo de laranja e a mioleira também leva sumo de laranja. E estes são pratos desta altura do ano».

Segundo Rosa Palma, «a grande parte dos pratos já faz parte da ementa mas, nesta altura, são recomendados mais frequentemente. Estas iniciativas fazem as pessoas sair de casa para experimentar um “pratinho” novo».

Na primeira edição, os restaurantes tiveram «maior afluência de clientes, muitos deles residentes. O que se pretende é divulgação da laranja e trazer mais pessoas ao concelho. Silves tem várias áreas de serviço de autocaravanas e os autocaravanistas abraçam esta iniciativa e ficam a conhecer os pratos típicos da zona. Adoram isto!», conclui Rosa Palma

Crepes com doce e raspas de laranja, canela e amêndoas ou com sumo de laranja, recheio de chocolate e lascas de laranja, salada de Laranja” Al Mutamid”, com laranja, figo seco, amêndoa torrada, muxama, pimenta preta da Jamaica, azeite, flor de sal, ou torta de laranja. Todas estas iguarias poderão ser provadas nos estabelecimentos da cidade, que aderem à iniciativa e que estarão sinalizados com um dístico da marca “Silves Capita da Laranja”.

Os restaurantes participantes, 19 no total, serão os seguintes: Al- Karib, A Ladeira, A Mesquita, Bistro Ugo Art Café, Café Castelo de Silves, Café da Sé, Cafetaria Chapim, Casa Velha, Churrasqueira Valdemar, Lendas & Mitos, O Barradas, O Pina, Pérola do Arade, Ponte Romana, Snack Bar Central, Snack Bar ao Pé do Tio, Snack Vira Copos, Sushi Love e Tasca do Bené.

Ao longo dos três dias do evento, a animação nos restaurantes será garantida pelo Duo Académico e pelo Duo Fole’Percussion.

Organizado pela Câmara Municipal de Silves, o evento conta com o apoio de diversas entidades parceiras, nomeadamente a Junta de Freguesia de Silves, o Agrupamento de Escolas Silves Sul e a Rota dos Vinhos do Algarve.

Comentários

pub