Marionetas ao som da viola campaniça atraem crianças à Fortaleza de Sagres

O espetáculo «Bonecos & Campaniça», que junta o teatro de marionetas da Companhia Trulé e a música da viola campaniça, […]

O espetáculo «Bonecos & Campaniça», que junta o teatro de marionetas da Companhia Trulé e a música da viola campaniça, apresenta-se no próximo dia 8 de Novembro, às 10h30, no Auditório da Fortaleza de Sagres, numa iniciativa dirigida às crianças das escolas do concelho de Vila do Bispo.

Neste projeto promovido pela Tertúlia- Associação Cultural Sócio – Cultural de Aljezur, o marionetista Manuel Dias e o músico António Bexiga dão vida a duas mãos cheias de bonecos e contam as suas histórias, sem palavras, ao som da viola campaniça.

Manuel Dias é marionetista, construtor e investigador de formas animadas há mais de 30 anos. A sua vida mistura-se com as marionetas que cria e recria de forma tão particular, única, honesta e intensa.

Esta dedicação trouxe-lhe muitas viagens à volta do mundo e o reconhecimento do seu trabalho com vários prémios internacionais.

António Bexiga é um músico e criador alentejano, que aborda a tradição com saudades do futuro.

A sua paixão pela viola campaniça levou-o a colocar este instrumento em vários contextos musicais, numa viagem que vive de uma inquietação permanente, na busca do “som que ainda não ouviu”.

Juntos, Manuel Dias e António Bexiga «contam histórias sem palavras, de bonecos que podíamos ser nós – as histórias dos bonecos são muito parecidas com as nossas, também eles caminham numa linha frágil entre o forte e o fraco, o amor e a saudade, a ironia e o quotidiano», explica a Direção Regional de Cultura.

Por vezes, os bonecos dialogam com a viola, outras faz-lhes ela a banda sonora. Outras ainda, parece que se confundem e não se sabe bem quem é quem.

Esta atividade conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo, sendo um espetáculo integrado no ciclo “DiVaM para os + e – pequenos”, do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub