Mapa e aplicação móvel vão ajudar a encontrar os vinhos do Algarve

A Comissão Vitivinícola do Algarve vai lançar um mapa onde será possível encontrar todos os produtores de vinho do Algarve […]

A Comissão Vitivinícola do Algarve vai lançar um mapa onde será possível encontrar todos os produtores de vinho do Algarve registados, com os respetivos contactos, coordenadas GPS de cada um deles e as valências disponíveis para os visitantes.

Além deste mapa, Carlos Gracias, presidente da CVA, revelou, num evento de degustação de vinhos e iguarias made in Algarve, que assinalou o dia de São Martinho (dia 11 de Novembro) e o Dia Europeu do Enoturismo (dia 12), que será também lançada uma aplicação móvel «que permitirá ao consumidor ter acesso a informação específica sobre a região, e igualmente localizar o ponto de venda, ou restaurante mais próximo, com vinho do Algarve na prateleira ou na carta».

Clique para ampliar

Para a CVA, «num crescendo cada vez mais acentuado de visitantes ao Algarve, torna-se necessário estar dotado de ferramentas que facilitem os agentes económicos e operadores turísticos a aceder e contactar os mais de 30 produtores algarvios a operar na região».

O objetivo passa «por conseguir não só visitar as adegas e respetivas vinhas, como usufruir dos serviços associados (loja, restauração, etc.) que vão sendo também uma aposta maior dos produtores, que desta forma rentabilizam os seus negócios e respetivos espaços, pois boa parte deles têm excelentes condições para a receção de eventos, turistas ou grupos locais».

O mapa, que será impresso, vai permitir, «através de mecanismos simples como a introdução de QR codes para cada ficha de produtor», aceder «a informação online relevante sem precisar conhecer e digitar o link respetivo».

Segundo a CVA, «os diversos produtores presentes, manifestaram o seu interesse em colaborar na divulgação dos seus serviços e ficaram agradados com a iniciativa da CVA, que possibilita aumentar a sua visibilidade, sobretudo para os que já têm uma vertente de enoturismo associada».

O Mapa da Região Vitivinícola do Algarve é desenvolvido pela CVA em parceria com a Plotbiz, «estando a equipa a ultimar os últimos detalhes para proceder à distribuição gratuita junto dos agentes económicos e do público em geral, dos cerca de dez mil exemplares a serem produzidos até ao final do ano».

Comentários

pub