«Mais de 75 mil pessoas» já visitaram a exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”

A exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, já recebeu a visita de 75.089 […]

A exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, já recebeu a visita de 75.089 pessoas, desde a sua inauguração a 21 de Junho. 

Agosto foi recordista: 17.665 pessoas quiserem conhecer o património cultural e material de Loulé só nesse mês.

Em Outubro, o regresso às aulas e início das visitas das escolas contribuiu para que 15.377 pessoas tenham contactado com os 7 mil anos de história apresentados na exposição.

Com mais de 500 bens culturais expostos, o investimento de “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” na tecnologia, ao serviço de uma maior acessibilidade à informação, permite saber quais os objetos que mais curiosidade têm suscitado aos visitantes, que procuram saber mais através da consulta dos QR Codes, instalados na exposição, com os seus telemóveis pessoais.

O menir de grandes dimensões e amplamente gravado, proveniente do Museu Municipal de Loulé, é o bem que suscita mais procura de informação adicional por parte dos visitantes.

A exposição do menir é acompanhada por um conjunto de fotografias obtidas através de sistemas digitais de última geração, inclusivamente tridimensionais, que permitem ver gravuras que não são visíveis a olho nu.

Seguem-se a Necrópole da Idade do Bronze da Vinha do Casão e as estelas gravadas com a Escrita do Sudoeste, a mais antiga escrita conhecida na Península Ibérica, com cerca de 2500 anos.

A exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças
arqueológicas.

A exposição está patente até dia 30 de Dezembro de 2018, no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), podendo ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00.

A exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, com o apoio da Lusitânia Seguros, da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e do “365Algarve“.

“LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” é a 22ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22º aniversário.

Comentários

pub