“LUZA” vai encher ruas de Loulé com «performances de luz, cor e som»

O Festival Internacional de Luz do Algarve (“LUZA”) vai levar, de 24 a 26 de Novembro, «performances de luz, cor […]

O Festival Internacional de Luz do Algarve (“LUZA”) vai levar, de 24 a 26 de Novembro, «performances de luz, cor e som» e «projeções multimédia e interativas» às ruas de Loulé. 

Tudo isto vai proporcionar «momentos únicos de descoberta da cultura, costumes e tradições da região do Algarve», diz a organização.

Na primeira noite, o ponto alto do Festival LUZA está marcado para às 18h30, no Convento de Santo António.

Dali, os participantes vão ser convidados a fazer um percurso pelas ruas da cidade, até ao Coreto, na Avenida José da Costa Mealha, passando por várias performances onde vai ser possível interagir com os artistas e onde os monumentos se vão transformar em telas gigantes ao ar livre.

Todos os dias, a partir das 19h00 e até à meia noite, a fachada do Mercado Municipal será palco de um espetáculo de videomapping (com sessões a todos os 45 minutos).

Já no Convento Santo António, estará patente a exposição sobre “Luz e Instalação”, de ByBeau (a partir das 10h00).

No dia 24 de Novembro, realiza-se a conferência “Working with Light”, no Cine-Teatro Louletano, às 15h00, e, no dia 25, o “Torch Light Parade” (entre as 18h30 e as 23h00), que promete trazer às ruas de Loulé muita animação, cor e luz. Todas as atividades são de entrada livre.

Esta iniciativa única conta com a participação de artistas nacionais e internacionais: ByBeau Studio, Grandpa’s Lab (a quem se deve, entre outros, os espetáculos de videomapping do Terreiro do Paço), Felipe Mejías (conhecido pela sua performance criativa em areia em contraste com a luz), Boris Chimp 504, Musson+retallick, Plex Noir e os polacos Joaquim Slugocki & Katarzyna Malejka.

A organização acredita que Portugal, com o LUZA, poderá juntar-se ao roteiro dos festivais internacionais de iluminação artística, como o Fête des Lumières (Lyon), Glow (Eindhoven) ou Luci d’artista (Turim).

O LUZA tem a curadoria do artista escocês Beau McClellan e é apoiado pelo 365Algarve. 

Comentários

pub