Loulé recebe segundo cine-concerto do “Video Lucem”

“A Mãe”, de Vsevolod Pudovkin, musicado por Custódio Castelo e convidados. Assim será o segundo cine-concerto do “Video Lucem”, a […]

“A Mãe”, de Vsevolod Pudovkin, musicado por Custódio Castelo e convidados. Assim será o segundo cine-concerto do “Video Lucem”, a realizar-se no dia 7 de Dezembro, a partir das 21h30, na Igreja Matriz de S. Clemente, em Loulé.

Este filme é «invariavelmente colocado com um dos mais importantes de todos os tempos, não só da época do cinema mudo», diz a organização.

Adaptação da obra literária homónima de Máximo Gorki, o filme, de 1926, conta a história das lutas operárias pela melhoria das suas condições de vida, contra patrões desumanos e cruéis, e de uma mãe que parte da proteção angustiada do seu filho até se tornar a heroína de todos os combatentes.

Pudovkin foi, a par de Eisenstein, o mais importante teórico da montagem cinematográfica naqueles anos em que o cinema dava os seus primeiros passos.

«Este seu filme é exemplo desse mesmo génio. Com interpretações poderosas, entre as quais a da inesquecível figura de Vera Baranovskaya no papel de mãe, contará com a criação ao vivo do genial guitarrista português Custódio Castelo, acompanhado por convidados seus, o que irá constituir um espetáculo de fabulosa originalidade».

Desde muito cedo que «Custódio Castelo foi considerado um prodígio pela audaciosa abordagem da guitarra portuguesa».

O seu talento foi reconhecido por fadistas como D. Vicente da Câmara, Carlos do Carmo, Camané, Mariza ou Cristina Branco. A sua versatilidade levou-o a optar pela fusão da guitarra portuguesa com outras sonoridades e intérpretes, como Richard Galliano, Daniele di Bonaventura ou Olga Pratz.

Para este concerto desafiou os algarvios “Fad’NU” e o contrabaixista Carlos Menezes. A entrada para esta nova exibição do “Video Lucem”, que conta com apoio do “365Algarve”, é livre.

Comentários

pub