Loulé: “Ecos de Coimbra” comemoram dia da Freguesia de São Clemente

Um concerto do grupo “Ecos de Coimbra” realiza-se no próximo sábado, 25 de Novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de […]

Foto: “Ecos de Coimbra”, publicada no Facebook

Um concerto do grupo “Ecos de Coimbra” realiza-se no próximo sábado, 25 de Novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de Loulé, integrado nas comemorações do aniversário da Freguesia de São Clemente. 

O grupo é originário do Algarve e conta com cerca de 25 anos de existência.

Composto por José Maria Oliveira e Orlando Almeida na guitarra portuguesa, Maurício Monteiro na guitarra clássica, António Vinagre, Joaquim Rogério e Luis Filipe nas vozes, o grupo “Ecos de Coimbra” apresenta um repertório de Fados de Coimbra, Música de Coimbra e Canção Coimbrã.

Este espetáculo é de entrada livre.

Foi na Igreja Matriz de Loulé que teve origem a Freguesia de São Clemente, no século XIII (23 de Novembro de 1249), após a conquista do castelo aos mouros, por D. Paio Peres Coreia. Na altura, a atual igreja era uma mesquita.

São Clemente é a segunda freguesia do Concelho de Loulé com mais população. A sua área compreende à volta de dois terços da cidade de Loulé. «Por isso, falar da Freguesia de S. Clemente significa, inevitavelmente, referir-nos à área urbana de Loulé», diz a Câmara Municipal.

Desde o Monumento erguido em homenagem ao engenheiro Duarte Pacheco, até ao Mercado Municipal e aos Paços do Concelho, bem como toda a zona histórica da cidade: desde o Castelo, passando pela Igreja Matriz até ao Convento da Graça e terminando no Estádio Municipal, os monumentos de São Clemente constituem um cartaz no roteiro de Loulé.

É também na Freguesia de São Clemente que decorrem muitos dos eventos louletanos, com destaque para o Carnaval de Loulé, em plena Avenida José da Costa Mealha.

Comentários

pub