Festival de Órgão termina com concerto na Sé de Faro

Um concerto de Elisa Freixo vai encerrar a 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve, no próximo dia 25 […]

Um concerto de Elisa Freixo vai encerrar a 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve, no próximo dia 25 de Novembro, às 21h30, na Sé de Faro.

Toccatas, Capriccios, Fantasias e Sonatas, de compositores tão diversos como Muffat, Buxtehude, Cabanilles, Scarlatti ou Lidón, são as obras escolhidas por Elisa Freixo para encerrar o Festival de Órgão do Algarve.

Antes, Elisa Freixo vai dar um concerto no dia 24 de Novembro, às 21h30, na Igreja de Santigao, em Tavira. No mesmo dia, às 21h30, também há um espetáculo na Igreja Matriz de Boliqueime, a cargo do organista André Ferreira.

Elisa Freixo é uma organista brasileira, tendo uma das mais importantes carreiras naquele país. Também é responsável pela série de concertos no órgão histórico instalado na Sé de Mariana, instrumento que é considerado gémeo do histórico órgão da Sé de Faro. A catedral farense vai ter, também, uma escola de órgão, como o Sul Informação noticiou.

Natural de São Paulo (Brasil), Elisa Freixo viveu quatro anos em França e na Alemanha tendo-se graduado em Órgão e Cravo na Escola Superior de Música de Hamburgo, no Conservatório Nacional de Reuil Malmaison e na Schola Cantorum de Paris.

Tem-se apresentado em concertos por vários países da América do Sul e da Europa.

Elisa Freixo tem diversos discos gravados, sendo o mais recente gravado em Waltersdorf, na Alemanha, com música ibero-americana dos séculos XVII e XVIII.

Ocupa o cargo de organista da Sé de Mariana, Minas Gerais, e desenvolve um trabalho de consultoria para restauro de instrumentos históricos no Brasil e em outros países da América Latina.

A entrada para este concerto é livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI e conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM.

Comentários

pub