Festa da filatelia nacional faz-se no Portimão Arena

O Portimão Arena vai encher-se de selos e de colecionadores, durante a Exposição Filatélica Nacional , que vai decorrer entre […]

O Portimão Arena vai encher-se de selos e de colecionadores, durante a Exposição Filatélica Nacional , que vai decorrer entre os dias 16 e 19 de Novembro. No mesmo âmbito, vai realizar-se a Algarpex 2017 – Exposição Filatélica do Algarve.

Este será, segundo a Câmara de Portimão, «o maior certame filatélico realizado este ano em Portugal». A Exposição Filatélica Nacional contará com 400 quadros expositores de selos e com 90 coleções de 60 filatelistas portugueses.

Já a Algarpex 2017, certame participativo, reúne, em cerca de 200 quadros, coleções de filatelistas residentes e nascidos no Algarve.

«Este ano irão estar presentes cerca de 150 metros quadrados de superfície de selos, ou seja, 2400 selos», segundo a autarquia portimonense.

As diferentes participações serão avaliadas por um júri de sete filatelistas, nomeado pela Federação Portuguesa de Filatelia, que determinará a atribuição das diferentes medalhas: ouro, vermeil, prata e bronze.

Outra atração deste evento são os quatro carimbos comemorativos que os Correios de Portugal vão criar, um por cada dia da exposição, «que serão apostos no Posto de Correios a funcionar no local».  No dia 16 novembro é o carimbo do Dia do Mar, no dia 17 é o carimbo do Dia do Museu, no dia 18 é o carimbo do Dia da Conserva e no último dia, 19 de novembro é o carimbo do Dia da Operária Conserveira. Estes selos são dedicados ao tema da Pesca e são uma homenagem ao Museu de Portimão.

«Paralelamente aos certames, e nos dias 18 e 19 de Novembro, vai decorrer no Portimão Arena a FICA – Feira Internacional de Colecionismo, em que participam comerciantes de diversos países europeus. No recinto do certame estarão presentes stands de diversos clubes e associações de filatelistas do País, além dos stands dos CTT, da organização e da Federação Portuguesa de Filatelia», acrescentou a Câmara de Portimão.

Os que visitarem o Portimão Arena entre os dias 16 e 19 de Novembro também poderão usufruir de outras atividades, como a exposição de painéis sobre Pescas, pelo Museu de Portimão, e atividades do Clube de Xadrez de Portimão.

No dia 17 de Novembro, sexta-feira, 500 alunos das escolas de Portimão vão visitar o certame e no dia 18 de Novembro, pelas 16h00, irá decorrer uma Palestra no Auditório do Portimão Arena subordinada ao tema “Cancro – A Comunicação através da Filatelia”, por Carlos Freire de Oliveira, da Universidade de Coimbra, a convite da Secção Filatélica do Lions Clube Portimão.

O certame organizado pela Associação Filatélica Alentejo-Algarve conta com o patrocínio dos Correios de Portugal, da Federação Portuguesa de Filatelia e da Câmara Municipal de Portimão.

Comentários

pub