Espírito académico invade Cineteatro de São Brás em mais um Encontro de Tunas

A 19ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel realiza-se no dia 4 de Novembro, às […]

Foto de arquivo

A 19ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel realiza-se no dia 4 de Novembro, às 21h30, no Cineteatro daquela vila.

Ao longo de duas horas, o público é convidado a deixar-se contagiar pelo espírito académico.

Este ano as tunas a partipar são a TMIST (Tuna Mista do Instituto Superior Técnico, fundada em 2006), a TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, fundada em 1997), a TUBA (Tuna Académica de Belas Artes de Lisboa, fundada em 2014) e a Versus Tuna (Tuna Académica da Universidade do Algarve, tuna masculina fundada em 1992).

O Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel começou em 1998, por iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que procurou criar um evento para os jovens são-brasenses e que atraísse à vila de São Brás de Alportel jovens de outros pontos do Algarve.

«As tunas académicas portuguesas são agrupamentos musicais compostos por alunos e antigos alunos do ensino superior que, no seu repertório, privilegiam a música tradicional portuguesa e, frequentemente, têm repertório próprio inspirado na vida académica e nos amores e desamores. A par da música, outro dos encantos destes encontros está na boa disposição e humor que os tunantes levam até ao público», diz a Câmara de São Brás.

«Cada tuna académica enverga o traje da academia que representa. Ao palco levam as cores e o estandarte da sua academia», acrescenta.

«Tradicionalmente masculinas, com a entrada das mulheres no mundo académico, as tunas acabaram por se dividir entre as tunas masculinas, mistas e femininas. No 19º Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel esta diversidade está presente», explica.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Cultural Sambrasense e conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e por vários estabelecimentos do comércio local.

Os bilhetes estão à venda, por 2 euros para estudantes e por 3 euros para no público em geral, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel. No dia do espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro de São Brás.

Comentários

pub