Espírito académico invade Cineteatro de São Brás em mais um Encontro de Tunas

A 19ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel realiza-se no dia 4 de Novembro, às […]

Foto de arquivo

A 19ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel realiza-se no dia 4 de Novembro, às 21h30, no Cineteatro daquela vila.

Ao longo de duas horas, o público é convidado a deixar-se contagiar pelo espírito académico.

Este ano as tunas a partipar são a TMIST (Tuna Mista do Instituto Superior Técnico, fundada em 2006), a TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, fundada em 1997), a TUBA (Tuna Académica de Belas Artes de Lisboa, fundada em 2014) e a Versus Tuna (Tuna Académica da Universidade do Algarve, tuna masculina fundada em 1992).

O Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel começou em 1998, por iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que procurou criar um evento para os jovens são-brasenses e que atraísse à vila de São Brás de Alportel jovens de outros pontos do Algarve.

«As tunas académicas portuguesas são agrupamentos musicais compostos por alunos e antigos alunos do ensino superior que, no seu repertório, privilegiam a música tradicional portuguesa e, frequentemente, têm repertório próprio inspirado na vida académica e nos amores e desamores. A par da música, outro dos encantos destes encontros está na boa disposição e humor que os tunantes levam até ao público», diz a Câmara de São Brás.

«Cada tuna académica enverga o traje da academia que representa. Ao palco levam as cores e o estandarte da sua academia», acrescenta.

«Tradicionalmente masculinas, com a entrada das mulheres no mundo académico, as tunas acabaram por se dividir entre as tunas masculinas, mistas e femininas. No 19º Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel esta diversidade está presente», explica.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Cultural Sambrasense e conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e por vários estabelecimentos do comércio local.

Os bilhetes estão à venda, por 2 euros para estudantes e por 3 euros para no público em geral, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel. No dia do espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro de São Brás.

Comentários

pub
pub