Chefs do Hilton Vilamoura ajudaram a Odiana a mostrar potencial gastronómico do figo da índia

O figo da índia foi o ingrediente principal do showcooking que a Odiana promoveu, no passado sábado, na Feira da […]

O figo da índia foi o ingrediente principal do showcooking que a Odiana promoveu, no passado sábado, na Feira da Perdiz, que decorreu durante o fim-de-semana em Martim Longo, concelho de Alcoutim.

A associação e o município de Alcoutim aproveitaram a realização do certame para promover mais uma  demonstração culinária do projeto “Choose our Food” e convidaram os chefs Vítor Ramos e Rui Conqueiro, do Hilton Vilamoura “As Cascatas Golf Resort & Spa”, para mostrar como este «importante recurso endógeno do território» é cada vez utilizado para sobremesas e em pratos gourmet.

Os dois convidados confecionaram a sobremesa “Sabores e Aromas de Figo da Índia e suas texturas”, com «creme de figo verde, mousse de figo amarelo e, no topo, couli de figo vermelho».

«Uma verdadeira delícia, que encantou os presentes e deliciou os mais gulosos com um produto tradicional confecionado de forma criativa e inovadora. Ainda a referir que esta iguaria constou na carta de sobremesas do Hilton Vilamoura durante um mês com muita aceitação por parte dos clientes», segundo a Odiana.

«Os showcooking realizados, para além da promoção dos recursos e produtos regionais, pretendem atuar também na sensibilização da comunidade para a utilização dos mesmos, de modo a fomentar o consumo de produtos endógenos. Falamos de produtos ligados sobretudo às produções locais agrícolas, às tradições seculares e aos recursos autóctones. A meta final é, efetivamente, “Choose our Food”, parafraseando, “Escolha a nossa Comida, Escolha os nossos Produtos”, os produtos do Baixo Guadiana», concluiu a associação.

Comentários

pub