ARS Algarve e Câmara Municipal de Tavira promovem Semana da Prevenção da Diabetes

A sexta edição da Semana da Diabetes de Tavira está a decorrer até ao próximo dia 19, no âmbito do […]

A sexta edição da Semana da Diabetes de Tavira está a decorrer até ao próximo dia 19, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, com o objetivo de sensibilizar todas as faixas etárias da população para esta doença crónica e promover estilos de vida saudáveis.

Trata-se de uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento da ARS Algarve, em parceria e colaboração com a autarquia tavirense, com o objetivo de sensibilizar todas as faixas etárias da população para esta doença crónica e promover estilos de vida saudáveis.

Na sua intervenção na sessão de abertura, o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve destacou o trabalho feito pelos profissionais de saúde da UCC Talabriga na área da prevenção da Diabetes desde que iniciaram a Semana em 2011, relembrando a «responsabilidade» dos Cuidados de Saúde Primários em relação a esta doença e a importância de reavivar uma «discussão esquecida» em torno da «epidemia silenciosa».

«Há muito por fazer na nossa Região e no País para controlar a Diabetes. Temos que ainda encontrar os diabéticos que o são e que não sabem e temos de tratar melhor dos nossos diabéticos. Todos deviam ser tratados nos Centros de Saúde», frisou Paulo Morgado, sublinhando a importância de continuar a combater a obesidade infantil que «contribui para doenças cardiovasculares e diabetes em idade adulta» através de uma alimentação saudável e exercício físico, visando um crescimento da população «com menos problemas de saúde e menos Diabetes».

Elogiando a sensibilidade da Câmara de Tavira para a Dieta Mediterrânica e para a problemática da Diabetes, Paulo Morgado salientou que «todos somos responsáveis» no sentido de realçar o impacto que têm as ações junto da comunidade e que deviam ser «incluídas em todas as políticas».

«Com esta parceria estamos a caminhar no sentido certo», disse, lançando o repto a outros municípios da Região para replicarem as boas práticas desenvolvidas em Tavira no combate à Diabetes.

Por seu lado, o presidente da Câmara Jorge Botelho, ao exprimir a «alegria» ao acolher a Semana da Diabetes, assumiu que a Autarquia também tem um papel importante no que diz respeito ao bem-estar e à saúde da população. «Temos uma responsabilidade de introduzir padrões saudáveis», disse, falando sobre a Dieta Mediterrânica, mas também «atitudes saudáveis», sobretudo entre os jovens munícipes, em termos de exercício físico.

No momento da conferência inaugural, foi apresentado o projeto comunitário da UCC Talabriga «Viver Bem com Diabetes», existente há sete anos e premiado com o Prémio de Boas Práticas, pela enfermeira Ana Filipa Viegas e a médica Ana Isabel Jesus, daquela unidade funcional de saúde.

Seguiu-se a inauguração da Semana da Diabetes no Mercado da Ribeira, com corte de fita azul pelo padrinho da Semana, Jorge Botelho, e atividades para a população infantil com dança hip hop e a criação de um mural da Saúde.

Comentários

pub