8ª edição do Algarve Design Meeting já tem data marcada em Maio

A oitava edição do Algarve Design Meeting vai decorrer de 22 a 26 de Maio, tendo como centro a Fábrica […]

Fotografia: Martyna Mazurek|Sul Informação

A oitava edição do Algarve Design Meeting vai decorrer de 22 a 26 de Maio, tendo como centro a Fábrica da Cerveja, em Faro, com conferências, exposições, workshops, lojas pop up, cinema e videomapping.

Este Algarve Design Meeting (ADM), que divulga o design português e internacional, potenciando a ligação entre designers, empresas, academia, a indústria e a sociedade, é organizado desde 2011 pela Universidade do Algarve-ESEC, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Associação Nacional de Designers.

«De modo a reforçar o potencial e o valor do design (dando-lhe o protagonismo e a visibilidade que verdadeiramente têm), a cidade de Faro converte-se na capital internacional do design, onde investigadores, professores, profissionais e o público em geral, podem através das várias atividades estruturadas (seminários, workshops, exposições, cinema, lojas pop-up, videomapping, etc.), ter contacto com vários projetos, e talentos existentes neste sector das indústrias criativas, fomentando o conhecimento entre os diferentes coletivos da nossa sociedade», salienta António Lacerda, responsável máximo pela organização..

Nas últimas edições, o ADM tem promovido «não só o design em todas as suas formas de expressão, como também a região do Algarve, colocando-a no mapa do eventos internacionais de design».

O ADM já esteve presente no Museu Municipal de Faro, na CCDR Algarve, no Museu Municipal de Loulé, e, nos últimos dois anos, foi realizado no emblemático edifício da antiga Fábrica da Cerveja, em Faro.

Durante estes últimos sete anos, o Algarve Design Meeting já promoveu «mais de 60 exposições, cerca de 30 workshops, teve mais de 120 oradores nacionais e internacionais convidados nas conferências (professores, investigadores e profissionais) e contou com mais de 10.000 visitantes, promovendo o design como uma área de inovação e intervenção estratégica, fundamental para o desenvolvimento social, cultural e económico».

Durante as últimas quatro edições, o ADM criou o Festival de Videomapping, que culmina com o encerramento da sua programação. Trata-se de um festival de som e imagem em grande escala, que projeta na fachada da Igreja da Sé, em Faro, trabalhos de alunos de várias Universidades nacionais e internacionais: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Universidade de Tomas Bata, da República Checa, Faculdade de Arquitetura, da Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro.

O ADM tem contado com os apoios institucionais da Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, Universidade de Tomas Bata – Rep. Checa, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Museu Zero, Arquiteturas Film Festival, Consulado Honorário da República Checa em Faro, os apoios à divulgação através da Rua FM, Sul Informação, 365 Algarve, LCPA e Barlavento, e como patrocínios o Hotel de Faro, Tertúlia Algarvia, Multicópias, Al-Gharb, Brands Digital e a Digidelta.

«Este é um trabalho de continuidade e um resultado construtor a longo prazo, que se tem tornado uma referência na disseminação e promoção do design, da Universidade do Algarve, e que tem também como missão afirmar a região sul do país no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design», acrescenta António Lacerda.

Comentários

pub