550 anos de história da Igreja Matriz de Portimão contados em livro

O livro «Igreja Matriz de Portimão – 550 Anos de História (1467-2017)», um ensaio monográfico da autoria de Nuno Campos […]

O livro «Igreja Matriz de Portimão – 550 Anos de História (1467-2017)», um ensaio monográfico da autoria de Nuno Campos Inácio, autor de outros títulos dedicados à história portimonense, será lançado no dia 10 de Dezembro, às 16h00, naquela igreja, encerrando as comemorações dos seus cinco séculos e meio de vida.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que é a Matriz de Portimão, tem comemorado, ao longo do presente ano, os 550 anos da autorização episcopal para a sua edificação, em resposta ao pedido dirigido ao então Bispo do Algarve pela população portimonense.

Integrada nestas comemorações, a Igreja Matriz de Portimão receberá entre os dias 2 e 8 de Dezembro a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, realizando-se uma peregrinação portimonense a Vila Viçosa no dia 9, que acompanhará o regresso da Imagem ao seu Santuário.

O livro, que é a primeira monografia elaborada sobra este monumento algarvio, nasceu do repto que o pároco da Matriz, Padre Mário de Sousa, lançou ao autor.

Com 324 páginas, a obra está dividida em 22 capítulos, que abordam temas tão amplos abarcando desde a origem do Cristianismo na Hispânia até à Igreja Matriz na atualidade, passando pela caracterização do templo, pela vida religiosa portimonense século a século, as Visitações, as Capelas, Confrarias e Irmandades, a Arte Sacra, estatística, relação de sacerdotes e o riquíssimo Tombo da Igreja Matriz.

«Na sua elaboração, o autor, seguindo o seu estilo de investigador e genealogista, optou por dar preferência aos documentos originais relativamente à bibliografia já editada, pelo que a esmagadora maioria da informação ora publicada é inédita e resulta da documentação primária, do acervo documental da própria Igreja Matriz», revela a editora Arandis, que publica o livro.

Para o autor, a presente obra complementa a que lançou em Junho passado, relativa à História do Condado de Vila Nova de Portimão, «uma vez que é impossível dissociar a história da igreja da história da cidade».

Nesta senda e no prefácio da obra, o Padre Mário de Sousa recorda que «foi para melhor conhecermos esta história que, nos últimos anos, começamos a digitalizar o bom acervo de documentos e manuscritos da Paróquia. No entanto, isto de pouco serviria se o seu conteúdo não fosse revelado».

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, diz estar «certo de que a leitura desta obra ajudará os seus leitores, de modo particular os desta comunidade cristã, a desfrutar a riqueza do património de fé e de vida herdado dos seus antepassados, para que hoje, como seus herdeiros e pedras vivas da Igreja, possam testemunhá-la e transmiti-la a todos».

Todo o produto da venda dos livros reverte para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, tendo o autor elaborado a obra graciosamente e a Arandis Editora, que a publica, abdicado da sua margem de lucro.

Nuno Campos Inácio tem a esperança de que a presente obra «venha a contribuir para que seja criado o Museu de Arte Sacra de Portimão, expondo muito do património religioso do concelho, dignificando desse modo a magnífica história da Igreja e servindo de ponto de atracção para residentes e turistas».

A apresentação do livro, no domingo, dia 10, contará com um momento musical a cargo da Orquestra Bach, a que se poderão juntar outras surpresas musicais.

Comentários

pub