13 municípios algarvios testam prontidão em caso de tsunami

Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e […]

Foto de arquivo

Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur participam esta sexta-feira, 3 de Novembro, até às 19h00, num exercício em que vai ser testado o alerta e grau de prontidão na reação em caso de tsunami. 

Este exercício “NEAMWAVE’17” é um «exercício de comunicações durante o qual os diversos intervenientes, de escalão nacional e internacional, trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um Tsunami com impacto na costa portuguesa», explica o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Na edição do “NEAMWAVE’17” participam todos os concelhos litorais compreendidos entre Vila Real de Santo António e a Lourinhã, ou seja, os municípios dos distritos de Faro, Beja, Setúbal e Lisboa cujas frentes ribeirinhas são suscetíveis de serem afetadas por um tsunami.

O exercício envolve os vários níveis da estrutura do sistema nacional de Proteção Civil, nomeadamente a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), através do Comando Nacional de Operações de Socorro e dos comandos distritais de operações de socorro dos referidos distritos, e os serviços municipais de Proteção Civil das autarquias.

O IPMA intervém no exercício como responsável pela deteção e difusão do alerta de tsunami à ANPC, Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e ao Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha (MRCC), bem como às entidades de gestão da emergência de vários países do Nordeste Atlântico, nomeadamente Marrocos, Espanha, Inglaterra, Dinamarca e Irlanda.

O NEAMTWS é a designação do sistema de alerta e aviso da região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (Tsunami Early Warning and Mitigation System for the North-eastern-Atlantic, Mediterranean and Connected Seas) coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, depois do tsunami do Oceano Índico de 26 de Dezembro de 2004.

O sistema alerta e aviso “NEAMTWS” centra a sua ação em três áreas principais: avaliação do risco de tsunami, preparação e sensibilização da população e implementação de sistemas de alerta e aviso em caso de emergência.

Atualmente, estão operacionais nesta região do globo quatro fornecedores de serviços (sediados em França, Grécia, Itália e Turquia), que prestam o alerta às autoridades dos estados membros do NEAM em caso da eventualidade ou ocorrência de tsunami, devendo o IPMA entrar em breve em fase operacional integrando a rede de fornecedores de serviços na região do Nordeste Atlântico.

Comentários

pub