“Terras do Infante” homenageiam D. Henrique nos 557 anos da sua morte

Concertos, visitas guiadas e palestras vão dar corpo ao programa de homenagem ao Infante Dom Henrique, que a “Terras do […]

Concertos, visitas guiadas e palestras vão dar corpo ao programa de homenagem ao Infante Dom Henrique, que a “Terras do Infante” vai promover entre os dias 4 e 13 de Novembro, para assinalar os 557 anos da sua morte.

A associação que junta os municípios de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur,  vai voltar a celebrar e destacar «o papel do homem, do visionário e aventureiro, e do descobridor que se tornou numa das figuras mais importantes da história mundial e dos Descobrimentos Portugueses».

Esta homenagem «pretende não apenas valorizar a vida e obra de D. Henrique, enquadrando-o historicamente e no contexto social, político e religioso, mas igualmente dar destaque aos vários aspetos do património material existente nestes municípios ou com alguma relação a esse período do século XV».

A festa começa no dia 4 de novembro, com uma “Rota das Especiarias” em Aljezur. Entre os dias 7 e 10 estão previstas várias palestras nas escolas dos três concelhos, que procurarão «envolver e dar a conhecer aos mais novos o importante papel desempenhado pelo Infante D. Henrique na história do país».

Nos dias 10 e 11, na Galeria Lar, serão promovidas várias iniciativas ligadas à vida do Infante D. Henrique, bem como uma atuação do músico M-Pex e do bailarino El Conguito, a fechar o último dia.

Também no dia 11 de Novembro, há visitas comentadas a vários locais dos três concelhos e um Percurso Performativo de Oralidade no Património, a ter lugar no Forte Ponta da Bandeira, bem como o concerto “A Presença, Serena e Terna”, na Igreja de Nossa Senhora de Alva, em Aljezur.

No dia 12 decorre, a Igreja de Santo António, em Lagos, acolhe o concerto “In memoriam Infante D. Henrique”, um solo de saxofone por Filipe Martins.

O dia 13 de novembro será dedicado à Cerimónia Protocolar de Homenagem ao Infante D. Henrique, que começará em Lagos, às 11h00, e terminará em Sagres, com a realização de uma missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça, seguida pela homenagem ao Infante D. Henrique, junto ao Padrão de 1960 (Fortaleza de Sagres).

Estas comemorações contam com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e das Paróquias de Raposeira, Vila do Bispo e Sagres.

 

Comentários

pub